Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal

Mais informações na Secretaria Municipal da Educação, pelo telefone (54) 3433-2966.

Confira as principais ações desenvolvidas pela Secretaria.

Plano Municipal de Educação: Clique aqui e conheça as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação. 

Transporte Escolar 100% gratuito: O município investiu mais de 4,5 milhões de reais em transporte para seus estudantes, diariamente 2.417 alunos entre educação infantil, rede municipal e rede estadual utilizam o transporte escolar. São disponibilizadas 63 linhas para o ensino fundamental e médio, percorrendo mais de 2.900 quilômetros por dia. E há 8 linhas de transporte de educação infantil, percorrendo mais de 170 quilômetros por dia. Além de ofertar o transporte escolar, a administração municipal beneficia os barbosenses com a gratuidade no transporte universitário. Cerca de 2.200 estudantes utilizam o transporte para frequentar as universidades.

Berçário Municipal: O Berçário Municipal objetiva proporcionar mais tranquilidade aos pais que trabalham e precisam deixar seus filhos com pessoas de confiança, em um ambiente de aprendizagem e ao mesmo tempo de divertimento, onde a criança possa começar a interagir com outras de forma saudável. Inicialmente, apenas o Berçário Aquarela atendia as crianças, atualmente, após a realização de chamamento público, as escolhinhas Castelinho da Alegria e Oficina Dei Bambini também recebem crianças. Para realizar a inscrição os pais ou responsável deverão apresentar originais e cópias dos documentos de Identidade e CPF, certidão de nascimento da criança, comprovante de tempo de residência no município e comprovante de gastos contínuos com a saúde que comprometa a renda familiar, as vagas são divulgadas através de edital. 

Merenda Escolar: Clique aqui para verificar informações sobre as escolas bem como sobre o excelente cardápio elaborado carinhosamente para nossos alunos.

Escola de Turno Integral: O turno integral tem como objetivo oferecer aulas de forma dinâmica e diferenciada, buscando despertar o interesse das crianças e adolescentes. Além de proporcionar educação com qualidade, o projeto conta com profissionais capacitados e materiais didáticos, garantindo melhores condições para o aprendizado. A proposta educativa contempla oficinas de dança, teatro, Atelier da Arte, musicalização, nutrição, higiene e saúde, jogos esportivos e taekwondo. Também são desenvolvidos projetos que privilegiam a formação multidisciplinar, com ênfase no aprendizado e oficinas de Apoio Pedagógico, Inglês e Espanhol, Matemática e Linguagem. Atualmente, o ensino em turno integral está sendo desenvolvido na Escola Santa Luzia e, em breve, na Escola Bela Vista, cujas obras estão em andamento. 

SIDECA: O Sistema de Avaliação do Desenvolvimento da Educação de Carlos Barbosa - Sideca, consiste na aplicação de uma prova que leva em consideração os resultados dos alunos em todos os anos/séries, bem como as habilidades alcançadas e outras que precisam ser desenvolvidas. Inicialmente, trabalhou-se com o professor o entendimento de quais descritores ele precisa avaliar em cada questão, para que este possa fazer o diagnóstico de quais habilidades o aluno desenvolveu. Uma vez aplicadas estas avaliações, os professores tem conhecimento do percentual de alunos que atingiram as habilidades em questão para cada item e podem utilizar os mesmos testes na recuperação de conteúdo por meio da correção, a fim de determinar uma nota ou ainda para orientá-lo na confecção de ações inovadoras para mudança de técnicas de ensino-aprendizagem. As provas são elaboradas pelo grupo Positivo e aplicadas pela Secretaria de Educação. Entre as áreas abrangidas estão língua portuguesa, matemática e ciências, todos os alunos, do 1º ao 8º ano e 8ª série de todas as escolas municipais realizam a prova. Com base nos resultados mensurados no Sideca, aliados à taxa de aprovação de cada escola, o Município obterá o Índice de Desenvolvimento de Educação de Carlos Barbosa, ou Ideca. Com o índice será possível detectar escolas cujos alunos apresentam baixa performance e monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas. 

HÁBILE: As escolas municipais de Carlos Barbosa realizam uma avaliação externa, aplicada pelo Sistema Positivo, às turmas de 4º e 8º anos do Ensino Fundamental, denominado Hábile. O Hábile tem o objetivo de coletar e sistematizar informações sobre o desempenho dos alunos destas turmas. Na área de Língua Portuguesa, o enfoque é em leitura e em Matemática, a ênfase é na resolução de problemas. Em Ciências, o foco está voltado para os fenômenos naturais e tecnologia. Essas opções também refletem, em grande parte, o modelo teórico utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), pela Prova Brasil e pelo Programme International Student Achievement (PISA). Desse modo, o Hábile compromete-se em compartilhar com as ideias defendidas pelo Ministério de Educação no que se refere à melhoria permanente da Educação Básica no Brasil. A Editora Positivo, com base nas informações coletadas pelo Hábile deseja refletir com a escola se, de fato, os alunos aprenderam o que deveriam ter aprendido e contribuir na busca dos fatores que interferem direta e/ou indiretamente nas condições favoráveis de ensino.

Sistema Positivo: A partir de 2013, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental recebem material didático de um sistema de ensino qualificado, o Positivo. Com a implantação deste método pedagógico, além dos estudantes, os professores também ganharam, tendo acompanhamento e orientação.  

Ginásio Bairro Aparecida: A Administração Municipal entregou à comunidade mais um Ginásio Poliesportivo. Desta vez os contemplados são os moradores do Bairro Aparecida e arredores. A obra, que foi erguida ao lado do antigo ginásio, deverá beneficiar não somente a comunidade em geral, mas também os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparecida e Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris, que estão localizadas em frente ao Ginásio.

Ginásio Escola Santa Luzia: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, localizada na Comunidade de Santa Luiza, primeira escola de turno integral do município, foi contemplada com a construção de um novo e moderno Ginásio de Esportes. Localizado ao lado da escola, e ligado por uma passarela coberta para facilitar o acesso dos alunos, o Ginásio conta com quadra poliesportiva, visando a prática de diversas modalidades esportivas, entre elas vôlei, basquete, handebol e futsal.

Escola Bela Vista: Atualmente o Bairro Bela Vista não conta com nenhuma escola e 40% de sua área está construída. Todos os terrenos já foram comercializados e se preparam para futuras edificações. Próximo ao local disponibilizado para a construção da escola existem três condomínios populares. A nova escola será o segundo berçário municipal, que atenderá crianças de zero a seis anos. A nova edificação contará com duas salas para a pré-escola (de quatro a seis anos) com sala multiuso, dois banheiros, inclusive com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, duas salas para creche III (de dois a quatro anos) com uma sala de repouso cada; duas salas para creche II (de um a dois anos) com sala de repouso e sanitários, duas salas para creche I (de zero a um ano) com uma sala de repouso cada; áreas de alimentação, fraldários, cozinha, vestiários, copa, dispensas, lactário, lavanderia, rouparia, patio coberto, patio descoberto, jardim, passarela, parquinho e estacionamento. A área construída deverá abranger cerca de 1.300m² para atender 120 alunos em turno integral.


Arquivos para Download

Conteúdo Rodapé