Esta terra vestida de verde
É o berço que nos acolheu,
Nela um dia nasceu nosso sonho
Sou o filho que dela nasceu.
Carlos Barbosa altaneira,
O teu povo é um exemplo de paz,
O tamanho do amor de teus filhos
Em grandeza de sonho se faz.
Canto a força da vida e de fé,
Esta gente constrói a nação
É meu povo que luta e avança
Prá ser dono do seu próprio chão.
Foi crescendo nas marcas do tempo,
Passo a passo trabalho e amor,
Hoje sendo uma grande cidade
Tem orgulho de ser do interior.
Esta terra tem sangue e suor,
Tem a mão que plantou e colheu
E o fruto de nossa vitória
Liberdade que a história escreveu.
Letra: Paulo Roque Carlotto
Música: Irani Chies, Laurindo Hentz e Verealdo Chies
O novo Brasão, instituído pela Lei nº 2.513/10, passou a vigorar no dia 10 de novembro de 2010, é uma modernização e adequação do Brasão que vigorava desde 1983.
O atual Brasão do município de Carlos Barbosa é constituído pelas seguintes partes:
Coroa mural, como símbolo de soberania. Cinco Torres, em metal prata, sendo que as duas das extremidades são vistas pela metade, dando ideia de que as outras metades estariam dando a volta para a parte de trás. São desenhadas uma porta e duas janelas na cor preta em cada uma das torres.
Plumagem lateral na cor ouro com preto, dando um ar de nobreza e perspectiva de volume.
No listel o nome do município e data de emancipação grafado em preto, com um fundo prata.
No centro do brasão destaque para o prédio da Estação Férrea com a ferrovia, dando a perspectiva de sair do passado, com a Maria Fumaça. Representando a metalurgia e o trabalho dos imigrantes, aparece um cepo de madeira com uma bigorna e um martelo sobre ele. Na representação gráfica da agropecuária destaca-se um tarro de leite tradicional.
Na parte superior do brasão, fundo em azul Prússia, com uma cruz que representa o município sobre o signo cristão, a inscrição AM com a coroa cor ouro indica a consagração do município a Nossa Senhora Mãe de Deus. O verde indica a paisagem serrana com o cruzeiro do sul, dando a localização do município no hemisfério sul.
Bandeira Oficial do Município de Carlos Barbosa foi instituída pela Lei nº 341/75, de 29 de setembro de 1975 e tem as seguintes especificações:
Forma retangular, fundo azul escuro, com um retângulo de bordas brancas formando as iniciais CB; o interior do retângulo é um fundo branco e sobre este existe uma roda em cor dourada chumbo. No centro desta há um círculo de fundo branco com a inscrição “Carlos Barbosa, 25.09.59”. Também existem duas espigas em tom amarelo e contorno em azul escuro.
As cores e desenhos têm os seguintes símbolos: o retângulo , que cerca as imagens compõe-se das letras CB, iniciais no nome do Município. Forma, também, um livro aberto representando a cultura, dado o grande número de escolas em relação à população existente na época. A roda dentada representa o trabalho e a atividade industrial, enquanto que as duas espigas de cereais representam o potencial agrícola do Município e, completando, encontramos o nome por extenso do Município e data de sua emancipação política.
A Associação Carlos Barbosa de Futsal e todas suas conquistas foram fundamentais para que Carlos Barbosa recebesse o título de Capital Nacional do Futsal, oficialmente concedido pela Presidência da República em 03 de novembro de 2017.
O Selo de Capital Nacional do Futsal foi inspirado nas cores do time – branco, preto e laranja – e traz ícones barbosenses como a torre, o Parque da Estação e, é claro, a bola de futsal.