Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal

O currículo é tão importante quanto uma entrevista de emprego. Ele assume um papel decisivo na hora da contratação, sendo uma marca registrada do candidato. 
Muitas vezes pequenos detalhes podem influenciar o avaliador, por isso é necessário tomar alguns cuidados na hora da confecção.
Lembre-se que o currículo é seu passaporte para o mercado de trabalho e para seu sucesso profissional. É por isso que você precisa aprender a prepará-lo de forma que valorize suas qualidades profissionais.

Modelos:

* Currículo pronto, que será preenchido a mão:

1. A pessoa que irá preenchê-lo deve ter letra legível (de forma), para que qualquer um seja capaz de entender o que está escrito. Caso não a tenha, deverá solicitar que outra pessoa o preencha. 
2. Não deixe espaços em branco, como escolaridade ou experiência profissional. O ideal é preencher todos os campos possíveis e, nos casos em que a pessoa está em busca do 1º emprego ou tem pouca escolaridade e não lembra a escola em que estudou, o melhor é colocar uma observação do tipo: "Estou em busca do meu 1º Emprego", "Ensino Fundamental Incompleto na cidade de ______".
3. Caneta Preta ou Azul sempre serão uma boa escolha. Evite escrever colorido (verde, roxo, rosa, amarelo, laranja), pois em alguns casos pode dificultar a leitura e dar uma conotação infantil.
4. No caso de errar palavras quando estiver escrevendo, o ideal é passar a limpo em outra folha de currículo. Escrever por cima, riscar ou até mesmo passar corretivo acabam causando uma má impressão. 
5. Se você não possui uma função específica em que queira trabalhar, deixe em branco o espaço objetivo, pois preenchê-lo poderá lhe limitar a uma determinada função, que talvez não seja a que você queira exercer.
6. Envelopes ou pastinhas na hora de entregar o currículo não são necessários, pois geralmente ele ficará guardado juntamente a outros que não possuem. Evite apresentar um currículo sujo, amassado ou rasgado.

* Currículo pronto, que será digitado:

1. Procure não escrever em fontes gigantescas nem em fontes microscópicas.
2. JAMAIS ESCREVA DESSE JEITO, usando todas as letras em caixa alta.
3. Efeitos como SUBLINHAR, ITÁLICO ou NEGRITO podem ser usados, mas sem exageros.
4. Fontes engraçadinhas (Comic Sans MS) e diferentes (Impact) devem ser evitadas. O ideal é que se use fontes neutras, como ARIAL, Times New Roman ou Verdana.
5. Não use letras coloridas. Lembre-se que este deve ser um documento neutro.
6. Cuidado com os erros de português. Sempre que tiver alguma dúvida consulte o dicionário.
Além de um documento bem escrito é preciso garantir a apresentação, com informações concisas e fáceis de serem analisadas
7. Seu currículo deve ter no máximo duas páginas
8. Procure não imprimir o currículo em folhas coloridas, e quando possível, imprima-o em folhas peso 40 ou 60, o que garante maior durabilidade.
9. Indique somente as últimas experiências profissionais
10. Não descreva sua personalidade. Evite elencar qualidades, como "analítico", "líder", "organizado" e outras; elas serão analisadas em uma entrevista pessoal ou por meio de uma ligação telefônica, ou ainda, dependendo da instituição, pela aplicação de testes técnicos e psicológicos.

Dicas que valem para os dois modelos:
1.
 A foto, apesar de não ser obrigatória, é importante, pois ela dá vida às informações, transmitindo segurança ao contratante. 
2. Procure não imprimir currículo com foto ou copiá-lo se a impressora  ou copiadora tiver apenas tinta de cartucho preto, pois  na maioria dos casos a imagem ficará escura. Se houver possibilidade, e recomenda-se isso, cole posteriormente uma foto 3x4 no lado direito da folha.
3. Erros de português podem acabar com o mais belo e impecável currículo. De todos os erros, esse é o de maior proporção. Se você tem dúvida quanto à grafia de uma palavra, procure um dicionário ou pergunte  a alguém, mas nunca escreva algo sem ter certeza de que é a forma correta.

Erros que podem comprometer seu currículo:
1.
 Falta de dados - É um descuido grave, porque você pode deixar de ser contatado por um motivo óbvio. 
2. Candidatar-se à vaga diferente da formação ou do perfil – Você pode deixar de ser contratado para esta vaga e ter seu currículo descartado para futuras.
3. Não informar os projetos universitários e os trabalhos voluntários
Essas informações são válidas principalmente para quem não tem - ou tem pouca - experiência e podem fazer diferença na decisão final, quando será determinado quem ficará com a vaga.
4. Redundância - Cada informação no currículo deve ser única. Se você optou pelo “Resumo das Qualificações”, no início do documento, não há necessidade de detalhar função e atividades realizadas na empresa no campo “Experiências Profissionais”. Nesse caso, informe apenas o nome da organização e o período que ficou nela. A redundância só se justifica se você tiver experiência em diversas companhias e atuou em atividades diferentes em cada uma delas. Lembre-se: o emprego mais recente vem primeiro e assim sucessivamente.

Conteúdo Rodapé