A visita do cônsul-geral da Itália a Carlos Barbosa fortaleceu pessoas e associações que levam adiante iniciativas voltadas à cultura italiana. Entre a sexta-feira, 14, e o sábado, 15, Valerio Caruso participou de uma série de atividades na cidade e no interior.
Na sexta-feira, o cônsul-geral lotado em Porto Alegre acompanhou a instalação de serviços consulares junto ao espaço do Telecentro e Biblioteca Infantil, onde recebeu uma bandeja alusiva aos 25 anos da Fundação de Cultura e Arte – Proarte.
Em seguida, foi recepcionado pelo prefeito Everson Kirch e vice-prefeita Beatriz Martin Bianco no Centro Administrativo Municipal Armando Gusso.
A programação da sexta seguiu com visita a locais como o Centro Municipal de Eventos, ACI e fábricas da Tramontina. À noite, Caruso foi saudado com apresentação do coral Nostri Ricordi na Vila das Etnias e conheceu o Festiqueijo.
Na manhã do sábado, o cônsul-geral participou de reunião do Comites-RS, no Centro Educacional Ivo Tramontina e rumou para o distrito do Cinco da Boa Vista onde se deu o ponto alto da visita organizada pela associação Recanto Bergamasco e Comites-RS, com apoio da Administração Municipal por meio da Proarte.
A capela São João da Cruz recebeu prefeitos da região, vereadores, autoridades eclesiásticas e lideranças de associações italianas para uma solenidade de reconhecimento da colonização de imigrantes italianos provenientes da região da Lombarda. O dialeto bergamasco, característico da localidade, foi marcante em canções e declamações realizadas por alunos da escola municipal Salvador Bordini. Escritores e pesquisadores locais foram homenageados e houve a entrega oficial da denominação das vias distritais Lombardia, Bergamo, Cremona, Trigolo, Caravaggio, Cividate al Piano, Soresina, Treviglio, Francese, Fontanella, Vicenza, Monte Grappa, Romano di Lombardia, Nove, Polengo, Borgo San Giacomo e Romanengo.
O cônsul-geral Valerio Caruso manifestou-se dando conta da alegria e emoção em conhecer e testemunhar diversas ações em favor das tradições italianas. Moradora da comunidade Claci Lussani e a secretária de Educação, Eliani Inês Lanzarini, leram um histórico da capela que é um marco histórico da comunidade bergamasca do Cinco da Boa Vista. Também se pronunciaram Valdecir Ferrari, organizador do evento e integrante do Comites-RS; Cristina Mioranza, presidente do Comites-RS; bispo diocesano dom José Gislon; diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari; e prefeito Everson Kirch.
Após apresentação do Grupo Novitta, de Veranópolis, e antes de almoço de confraternização no salão comunitário, o bispo emérito Alessandro Ruffinoni, bergamasco de nascimento, abençoou uma placa alusiva à imigração lombarda no Cinco.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura
Apresentações teatrais alegram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e APAE.
Para isso, atendimento da segunda-feira, 28, será reduzido até as 16h no local atual.
Concurso para contos e poemas tem prêmios em dinheiro e publicação em livro
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.