A visita do cônsul-geral da Itália a Carlos Barbosa fortaleceu pessoas e associações que levam adiante iniciativas voltadas à cultura italiana. Entre a sexta-feira, 14, e o sábado, 15, Valerio Caruso participou de uma série de atividades na cidade e no interior.
Na sexta-feira, o cônsul-geral lotado em Porto Alegre acompanhou a instalação de serviços consulares junto ao espaço do Telecentro e Biblioteca Infantil, onde recebeu uma bandeja alusiva aos 25 anos da Fundação de Cultura e Arte – Proarte.
Em seguida, foi recepcionado pelo prefeito Everson Kirch e vice-prefeita Beatriz Martin Bianco no Centro Administrativo Municipal Armando Gusso.
A programação da sexta seguiu com visita a locais como o Centro Municipal de Eventos, ACI e fábricas da Tramontina. À noite, Caruso foi saudado com apresentação do coral Nostri Ricordi na Vila das Etnias e conheceu o Festiqueijo.
Na manhã do sábado, o cônsul-geral participou de reunião do Comites-RS, no Centro Educacional Ivo Tramontina e rumou para o distrito do Cinco da Boa Vista onde se deu o ponto alto da visita organizada pela associação Recanto Bergamasco e Comites-RS, com apoio da Administração Municipal por meio da Proarte.
A capela São João da Cruz recebeu prefeitos da região, vereadores, autoridades eclesiásticas e lideranças de associações italianas para uma solenidade de reconhecimento da colonização de imigrantes italianos provenientes da região da Lombarda. O dialeto bergamasco, característico da localidade, foi marcante em canções e declamações realizadas por alunos da escola municipal Salvador Bordini. Escritores e pesquisadores locais foram homenageados e houve a entrega oficial da denominação das vias distritais Lombardia, Bergamo, Cremona, Trigolo, Caravaggio, Cividate al Piano, Soresina, Treviglio, Francese, Fontanella, Vicenza, Monte Grappa, Romano di Lombardia, Nove, Polengo, Borgo San Giacomo e Romanengo.
O cônsul-geral Valerio Caruso manifestou-se dando conta da alegria e emoção em conhecer e testemunhar diversas ações em favor das tradições italianas. Moradora da comunidade Claci Lussani e a secretária de Educação, Eliani Inês Lanzarini, leram um histórico da capela que é um marco histórico da comunidade bergamasca do Cinco da Boa Vista. Também se pronunciaram Valdecir Ferrari, organizador do evento e integrante do Comites-RS; Cristina Mioranza, presidente do Comites-RS; bispo diocesano dom José Gislon; diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari; e prefeito Everson Kirch.
Após apresentação do Grupo Novitta, de Veranópolis, e antes de almoço de confraternização no salão comunitário, o bispo emérito Alessandro Ruffinoni, bergamasco de nascimento, abençoou uma placa alusiva à imigração lombarda no Cinco.
Alteração já vale a partir de hoje. Adequação foi sugerida pelo engenheiro de tráfego contratado para averiguações na mobilidade urbana da cidade.
São três etapas anuais para recolher materiais que podem acumular água. Pede-se que a população colabore e reúna o material para o recolhimento.
Jogos acontecem neste sábado e domingo, na quadra de areia do Parque da Estação e deve reunir bom público que gosta de vôlei e futevôlei.
Atividades físicas, danças, expressão corporal, e outros, são oferecidos no local e auxiliam para uma vida mais saudável.
União de esforços, possibilita mais facilidade no processo de pavimentação de ruas, resultando em mais qualidade de vida aos moradores.
Lembre a importância do uso de coleira, guia e focinheira conforme a legislação indica, além de providenciar o recolhimento dos dejetos dos animais.
Espaço oferece oficinas para utilização de WhatsApp e outros aplicativos básicos
Diretores das escolas municipais também estão definidos em seus cargos.