Esportes, Lazer e Juventude 12 de Setembro de 2023 às 16:01

Transformações significativas nas praças do Município

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, tem direcionado esforços para a revitalização e construção de espaços de convivência no município. Local de encontros e horas de lazer, as praças públicas são escolhidas pelos barbosenses por estarem bem localizadas e com ótima estrutura.

Desde 2021, cinco novas praças foram entregues ao cidadão e diversas foram revitalizadas. Abaixo, estão algumas das praças que passaram por melhorias e as novas construções:

• Praça do Aparecida/Dei Fiori:

Localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora de Aparecida, a nova praça foi a mais recente entregue para a comunidade. Teve sua construção finalizada em 25 de maio, após ter sido iniciada em 28 de março do mesmo ano. Um investimento de R$ 73.386,09 provenientes do caixa livre Municipal foi direcionado para essa obra.

Além de um design paisagístico que inclui grama, flores, lixeiras, pergolado, bancos, deck, parquinho infantil e um amplo passeio em concreto, oferecendo aos moradores e frequentadores um local de lazer completo e agradável. Além disso, uma academia ao ar livre foi montada no local em parceria público privada.

• Praça da Buarque de Macedo:

Idealizada em uma área nobre com aproveitamento da mata nativa ao fundo, a Praça da Rua Buarque de Macedo foi concluída em junho deste ano, representando um investimento de R$ 143.047,01 do caixa livre Municipal. O espaço, antes caracterizado por vegetação rasteira e pouca iluminação, foi totalmente transformado.

Agora, iluminação LED em três postes proporciona beleza e segurança durante a noite. A inclusão de pergolados, decks de concreto, bancos de madeira e concreto e elementos acessíveis, como piso tátil, conferem à praça um ambiente acolhedor e inclusivo.

• Praça de Desvio Machado:

Com um investimento de mais de R$ 430.000,00, a área de terra onde foi construída a Praça de Desvio Machado passou por uma transformação notável. O espaço, antes inutilizado, agora é um ambiente belo e convidativo para convívio e lazer.

Os atrativos incluem pórtico de entrada, iluminação pública local, paisagismo com grama, árvores e flores, três pergolados, pavimentação com blocos e pedra brita rosa, playground, academia ao ar livre, mesas com jogo de xadrez, bancos, bebedouro, lixeiras e deck de concreto, todos disponíveis para a comunidade local.

• Praça de Torino:

A Praça de Torino recebeu uma série de melhorias, desde drenagem e pavimentação até a instalação de equipamentos para academia de saúde. Com um investimento de R$ 213.829,89 provenientes de recursos municipais, o projeto também abrangeu a criação de um ambiente mais agradável e inclusivo por meio do paisagismo, mobiliário urbano e espaços para recreação.

• Praça de Santo Antônio de Castro

O local conta com pergolado,academia ao ar livre, parquinho infantil, bancos, lixeiras e calçada, oferecendo uma praça completa e agradável aos moradores e frequentadores.

Praças revitalizadas

A transformação não se limitou a novas construções e diversas praças também foram revitalizadas para ampliarem o bem-estar nos espaços comunitários

• Praça do bairro Vila Nova:

Com início da revitalização em 27 de junho de 2022, a Praça Hermelindo Pizzoli no bairro Vila Nova passou por uma renovação completa com um investimentode mais de R$ 440 mil. Novas pavimentações, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, pista de skate, espaço para pets e mobiliário urbano foram implementados, proporcionando um local multifuncional e seguro.

A adição de câmeras de videomonitoramento e iluminação 100% LED contribuem para a segurança e utilidade da praça. Também serão instalados novos bebedouros no local.

• Praça do Fátima:

Na Praça do bairro Fátima, uma nova quadra poliesportiva ao ar livre foi implantada, trazendo novas oportunidades para atividades esportivas. Além disso, foram realizadas melhorias como a construção de calçamento, bancos e pintura de brinquedos enriqueceram o espaço.

• Praça de Arcoverde:

Uma das melhorias na Praça de Arcoverde é o cercamento da quadra, visando proporcionar um ambiente mais privativo para a prática esportiva. A instalação de iluminação LED na quadra também amplia a visibilidade e segurança durante eventos esportivos noturnos.

Aprimoramentos nas áreas de lazer

Além das transformações nas praças, a Administração Municipal também concentrou esforços na melhoria das áreas de lazer.

No Centro Municipal de Eventos, a conclusão do entorno do Ginásio trouxe uma quadra de basquete renovada e a instalação de um bebedouro. Na ciclovia do bairro São Paulo, um novo bebedouro foi adicionado. O parquinho do Centro foi atualizado com novos brinquedos, enquanto no Parque da Estação, a reforma da passagem de pedestres focou na acessibilidade e segurança dos pedestres.

Essas construções e melhorias proporcionam à comunidade ambientes mais atrativos, seguros e inclusivos para o lazer e por isso, investir em áreas de lazer para o cidadão é ampliar o bem-estar e o convívio social.

Fotos: Reprodução