Em uma iniciativa dos CPMs de duas escolas de Tempo Integral do município, o Taekwondo está sendo introduzido no aprendizado dos alunos. O Taekwondo é uma arte marcial sul-coreana que originou um esporte de combate e defesa sendo um esporte que integra os Jogos Olímpicos.
Através da parceria entre a Administração Municipal, CPMs e COMDICA, esta novidade está como atividade extracurricular para os estudantes desde o Pré até o 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia e Governador Leonel de Moura Brizola em datas e horários específicos, ministradas por professor capacitado.
Na EMEFTI Santa Luzia as aulas acontecem às quartas-feiras, das 13h às 17h e nas sextas-feiras, das 7h45min às 11h45min para alunos do Pré ao 9º Ano. A atividade iniciou em março e segue até dezembro. Na EMEFTI Leonel, as aulas acontecem nas terças-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. As aulas iniciaram também em março e seguem até novembro.
A intenção da inclusão do Taekwondo nas escolas
O projeto visa aprimorar a coordenação motora dos estudantes por meio de atividades individuais e coletivas, que promovem o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade. Além disso, o Taekwondo contribui para melhorar o desempenho acadêmico e os resultados nas avaliações dos alunos. As atividades propostas também estimulam o desenvolvimento cardiovascular e fortalecem o sistema imunológico dos participantes.
Essa prática esportiva vai além dos aspectos físicos, pois também tem um impacto significativo no desenvolvimento de habilidades psicológicas, táticas e morais. O Taekwondo promove o espírito de grupo, a concentração, a memória e a disciplina por meio de movimentos complexos. Além disso, auxilia no fortalecimento da autoconfiança, da autoestima e contribui para o desempenho escolar dos estudantes.
Fátima Festa Bellaver, diretora da escola Leonel, destaca que o Taekwondo também proporciona benefícios sociais, como o trabalho em equipe, a interação social, o desenvolvimento do senso crítico, da cortesia e da gentileza. Além disso, a prática trabalha a coordenação física, a memória, a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração e noções de hierarquia, disciplina e respeito.
Já o diretor da escola Santa Luzia, Alceu Lazzari, ressalta que o projeto de Taekwondo contribui para a organização mental e corporal dos alunos, estimulando o equilíbrio, a atenção, a concentração e o raciocínio. Essa iniciativa se soma a outras atividades desenvolvidas pela escola, visando à formação integral dos alunos como indivíduos conscientes e fortalecendo valores essenciais na sociedade.
Enfim, a inclusão do Taekwondo nas escolas fortalece os valores e promove um desenvolvimento integral dos alunos. E esta é a intenção dos educadores, promover um crescimento como um todo para os alunos.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria Municipal da Educação
Os três primeiros colocados em cada modalidade, garantirão vaga na final do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Torres.
Confira as orientações e procedimentos para garantir o transporte escolar dos seus filhos neste próximo ano letivo.
População barbosense votou a favor do equipamento e sugeriu a instalação de mais unidades em outros pontos centrais, além de ajustes no temporizador.
Encontro sobre saúde mental será realizado nesta terça-feira (21) na Praça da Estação, com a presença de profissionais da área.
A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.
Administração Municipal saberá a satisfação dos usuários quanto ao equipamento, no uso diário de pedestres e motoristas.
Parceria entre a Prefeitura e os moradores, possibilitou a obra da via que une as ruas Independência e João Dêntice no Bairro Triângulo.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.