Solução moderna e ecológica amplia capacidade de uso, preservando o meio ambiente e otimizando espaço.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, realizou um novo projeto em parceria com o sistema Paso Al Cielo, da cidade de Passo Fundo, para a ampliação da área superior do Cemitério Público Municipal Jardim da Paz.
O projeto utiliza lóculos (gavetas) de polietileno totalmente vedados, garantindo o isolamento completo do necrochorrume (resíduo biológico). Nesses lóculos, a urna é colocada e selada por solda, evitando qualquer possibilidade de vazamento.
As estruturas são organizadas em um sistema modular de gavetas em aço zincado A36, muito resistente e com excelentes propriedades de soldagem. Dentro dessas cápsulas, os líquidos e resíduos biológicos são convertidos em gases, que são aspirados e filtrados por um sistema especial, devolvendo o ar purificado ao meio ambiente, tudo conforme exigem as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Além de ecologicamente sustentável, esse modelo otimiza o uso do espaço disponível por meio de um sistema de perfis metálicos, aumentando a capacidade sem gerar resíduos de construção, como tijolos, areia e cimento. Nessa unidade entregue são 56 espaços disponíveis.
A equipe da Secretaria realizou a instalação dos novos lóculos na última quinta-feira, dia 07 de novembro, concluindo com sucesso essa etapa do projeto.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.