Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Assistência Social e Habitação 01 de Setembro de 2021 às 09:25

Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio


A Campanha deste ano ressalta a importância
de estarmos atentos aos sinais. Agir salva vidas.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza a Campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio mas, a Campanha ocorre durante todo o mês.

Cerca de 12 mil suicídios são registrados por ano no Brasil e mais de um milhão no mundo. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que apresentou as maiores taxas de óbitos por suicídio entre 2011 e 2016.

No mundo, representa 1,4% de todas as mortes, tornando-se a 15ª maior causa de mortalidade na população em geral. Entre jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, está promovendo ações de conscientização e também, para dar maior visibilidade a Campanha. Segue abaixo, cronograma organizado pelas Secretarias:

Dia 16/09 (quinta-feira): “Dia D”, pela tarde, a equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial (CEMAPS), a secretária de Assistência Social e Habitação Gisele Guerra e representantes da Secretaria de Saúde, estarão pelo calçadão, fazendo a distribuição de folderes com orientações sobre prevenção, cuidados e ressaltando a atenção aos sinais, que todos devemos ter;

Dia 24/09 (sexta-feira): A mesma ação será realizada no Centro de Saúde, com objetivo de atingir o público que trabalha por lá e também a população em geral, para que eles saibam como orientar corretamente as pessoas;

O Centro de Serviços de Psicologia (Serpsi) também promoverá um momento de conversa junto a representantes do CEMAPS, da Secretaria Municipal da Saúde e do Centro de Valorização a Vida (CVV).

Em situações de risco ou emergência, não deixe de procurar ajuda. Entre em contato pelos números:

CVV: 188

Brigada Militar: 190

Samu: 192

Bombeiros Voluntários: 193

Para mais informações entre em contato com o CEMAPS pelo telefone (54) 3461-8990 ou com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação pelo telefone (54) 3461-2900.

Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé