Tema chega com relevância em setembro,
mês que é dedicado à prevenção
O Setembro Amarelo é o mês em que profissionais da saúde e a sociedade se voltam para o assunto SUICÍDIO e sua prevenção. E a Secretaria Municipal da Saúde, através do Cemaps, reforça os canais de auxílio.
Conversar sobre suicídio ainda é um tabu e desperta reações desagradáveis, mas, por outro lado, é uma questão de saúde pública. Enquanto que, em vários países, os índices de suicídio estão diminuindo, no Brasil (e nas Américas em geral) eles seguem aumentando.
Falar abertamente e de forma adequada sobre o suicídio, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não induz ninguém a se matar. Pelo contrário, permite que se diminuam discriminações, preconceitos e julgamentos a cerca do tema e favorece o tratamento por parte de pessoas que tenham pensamentos e comportamentos suicidas.
O suicídio nunca tem um fator determinante e é importante entender que, quem busca essa saída geralmente dá sinais de que tem ideias de morte (nem sempre identificados por aqueles com quem convive) e necessitam receber o quanto antes ajuda especializada.
Precisamos reconhecer fatores de risco e aumentar os fatores de proteção para o comportamento suicida. Não é possível prevenir o suicídio sem melhorar as condições de saúde mental da população.
Em uma situação de risco, nunca deixe um atendimento para depois. Entre em contato com os canais de auxílio: CVV 188 / BRIGADA MILITAR 190 / SAMU 192 / BOMBEIROS 193
Mais Informações com o Centro Municipal de Atendimento Psicossocial-CEMAPS pelo 54 3461-8990.
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.