Saúde 01 de Setembro de 2022 às 14:37

Setembro amarelo: a importância da prevenção ao suicídio

Tema chega com relevância em setembro,
mês que é dedicado à prevenção

O Setembro Amarelo é o mês em que profissionais da saúde e a sociedade se voltam para o assunto SUICÍDIO e sua prevenção. E a Secretaria Municipal da Saúde, através do Cemaps, reforça os canais de auxílio.

Conversar sobre suicídio ainda é um tabu e desperta reações desagradáveis, mas, por outro lado, é uma questão de saúde pública. Enquanto que, em vários países, os índices de suicídio estão diminuindo, no Brasil (e nas Américas em geral) eles seguem aumentando.

Falar abertamente e de forma adequada sobre o suicídio, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não induz ninguém a se matar. Pelo contrário, permite que se diminuam discriminações, preconceitos e julgamentos a cerca do tema e favorece o tratamento por parte de pessoas que tenham pensamentos e comportamentos suicidas.

O suicídio nunca tem um fator determinante e é importante entender que, quem busca essa saída geralmente dá sinais de que tem ideias de morte (nem sempre identificados por aqueles com quem convive) e necessitam receber o quanto antes ajuda especializada.

Precisamos reconhecer fatores de risco e aumentar os fatores de proteção para o comportamento suicida. Não é possível prevenir o suicídio sem melhorar as condições de saúde mental da população.

Em uma situação de risco, nunca deixe um atendimento para depois. Entre em contato com os canais de auxílio: CVV 188 / BRIGADA MILITAR 190 / SAMU 192 / BOMBEIROS 193

Mais Informações com o Centro Municipal de Atendimento Psicossocial-CEMAPS pelo 54 3461-8990.