Na última quinta-feira, 15, a secretária da Educação Eliani Inês Lanzarini e a Coordenadora Pedagógica Andréia Maria Dotta participaram do Seminário de Encerramento do Ano da Educação Fiscal, que aconteceu em Lajeado, no Auditório do Prédio 7 da Univates.
A iniciativa é uma parceria da Receita Estadual com a Instituição e o Instituto Justiça Fiscal (IJF). Participaram também, representantes de mais de 50 municípios gaúchos que trabalham com educação fiscal, incluindo professores, servidores e profissionais de diversas áreas.
Tatiele Gisch Kuntz explica que todas as ações do projeto são voltadas para a comunidade. Conforme ela, o encontro busca promover o compartilhamento de boas práticas e experiências em Educação Fiscal. Além disso, o seminário é um momento de confraternização das equipes que trabalharam com o tema da cidadania fiscal.
A docente Leila Viviane Scherer Hammes observa que o imposto, na maioria das situações, é visto como algo ruim e muitas vezes as pessoas não pensam a respeito da temática. “É por meio do imposto que se consegue recursos para saúde, educação e segurança”, comenta.
O Seminário de Encerramento do Ano da Educação Fiscal teve como objetivo compartilhar as práticas realizadas e fomentar a discussão do tema na região do Vale do Taquari. “É um momento de reflexão sobre como é que a gente trabalha o tema e também de pensar na importância de pagar porque ele reverte em serviço”, complementa a técnica tributária da Receita Estadual.
A programação do seminário trouxe atrações culturais e artísticas e também, a apresentação dos projetos gaúchos finalistas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal nas edições 2020 e 2021/2022.
Confira abaixo como foi a programação:
9:30 – Abertura, com apresentação cultural
10:00 – Solenidade de abertura
10:30 – Palestra “A não tributação da produção primária exportada”, com João Carlos Loebens
12:00 – Intervalo de almoço
13:30 – Apresentação do Projeto de Extensão “Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social” da Univates
14:30 – Apresentação do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania da UFRGS
15:00 – Apresentação dos projetos gaúchos finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal
16:30 – Apresentação “Sapiência e Enrolado”, com Rodrigo Munari
17:00 – Encerramento
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria Municipal da Educação
Alteração já vale a partir de hoje. Adequação foi sugerida pelo engenheiro de tráfego contratado para averiguações na mobilidade urbana da cidade.
São três etapas anuais para recolher materiais que podem acumular água. Pede-se que a população colabore e reúna o material para o recolhimento.
Jogos acontecem neste sábado e domingo, na quadra de areia do Parque da Estação e deve reunir bom público que gosta de vôlei e futevôlei.
Atividades físicas, danças, expressão corporal, e outros, são oferecidos no local e auxiliam para uma vida mais saudável.
União de esforços, possibilita mais facilidade no processo de pavimentação de ruas, resultando em mais qualidade de vida aos moradores.
Lembre a importância do uso de coleira, guia e focinheira conforme a legislação indica, além de providenciar o recolhimento dos dejetos dos animais.
Espaço oferece oficinas para utilização de WhatsApp e outros aplicativos básicos
Diretores das escolas municipais também estão definidos em seus cargos.