Pedestres terão tempo específico para atravessarem a via, após acionado o equipamento, e veículos terão tempo para passagem sem interferências.
Na última quarta-feira (19), a Administração Municipal recebeu a equipe técnica da empresa que foi a melhor classificada na licitação e que dispõe de tecnologia na fabricação de semáforos, para conhecer o equipamento que deverá ser instalado e terá a missão de organizar o fluxo de pedestres e veículos em pontos críticos do trânsito na cidade.
Essa apresentação era necessária para que a equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito avaliasse a eficiência do equipamento em relação à funcionalidade, praticidade, segurança e outros, e emitisse um laudo atestando que o tipo de equipamento está dentro das características solicitadas. O resultado foi encaminhado já na quinta-feira (20) ao setor de licitações da Prefeitura para finalizar o processo e formalizar a ata de registro de preço.
Rua Júlio de Castilhos é a via que vai receber o equipamento para testes
O ponto de instalação na rua Júlio de Castilhos, será na faixa de pedestres próximo à rotatória de acesso à Avenida Ivo Tramontina e rua Buarque de Macedo (Rótula da Santa Clara). Após instalado, serão considerados em torno de 10 dias de sinal amarelo piscante para que a população possa se acostumar com as alterações de tráfego no local. Todo o sistema é programável e sincronizado, pedestres terão um tempo estipulado para a travessia após acionarem a botoeira e os veículos estarão parados, e vice-versa. Conforme afirma o Secretário de Segurança e Trânsito, Leônidas Augusto Costa Reis: “Esta deverá ser uma solução segura para pedestres e motoristas da via, melhorando as condições de trafegabilidade e mais fluidez nos horários de fluxo intenso”.
A comunidade avaliará o funcionamento do equipamento, conforme afirma o prefeito Everson Kirch: “Após instalada, será testada por alguns meses. A proposta é ouvir a população, que poderá opinar se o equipamento continuará ou se será retirado no futuro”.
A contratação foi realizada por meio de licitação, na modalidade Pregão Registro de preços, na sua forma eletrônica, com critério de julgamento por menor preço mensal e, após a assinatura do contrato, o prazo de instalação é de 30 dias. A empresa vencedora cumprirá um cronograma de instalação da estrutura física e dos equipamentos. A Secretaria fará a divulgação das datas do período de adequação da população e do início das operações, que contará com auxílio da Guarda Municipal ou Agentes de Trânsito para fornecer orientações da utilização das botoeiras do equipamento, caso necessário.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Imagem: Google maps
Feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra altera horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo a população.
Maquinário chega por emenda parlamentar federal e será utilizado principalmente no setor agropecuário na movimentação de terra.
Secretaria pede que pais orientem as crianças a não tocar nas decorações
Atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h até 30 de janeiro.
Feriado da Proclamação da República altera horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo a população.
As três etapas das cinco modalidades destacaram o Colégio Santa Rosa e as EMEFs Padre Pedro Piccoli e Prefeito José Chies como os grandes vencedores.
Ações visam integrar escolas e familiares, valorizando o esforço dos alunos durante as atividades propostas.
Escavadeira hidráulica já atua desde o início da semana em São Luis, na construção de taludes.