Saúde 18 de Abril de 2019 às 17:31

Seis metas são eleitas na Conferência Municipal de Saúde

Na 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na ultima sexta-feira dia 12, teve eleitas as seguintes metas:

• 1ª Cumprir conforme constituição direito dos cidadãos;
  • 2ª Rever e atualizar demanda de procedimentos eletivos de média e alta complexidade por critério populacional;
  • 3ª Reembolso dos atendimentos em saúde básica de usuários de planos de saúde que utilizaram o SUS. Recurso deve retornar ao município que prestou atendimento;
  • 4ª Emenda 95 deve ser derrubada, pois foi feita sem participação social;
  • 5ª Sugere-se a derrubada da emenda 95, contemplando a revisão das tabelas de remuneração SUS, pois foi feita sem participação social;
  • 6ª Reanalisar valores praticados pelas tabelas SUS.

O próximo passo será a apresentação destas metas na Conferência Estadual que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio em Porto Alegre. E, posteriormente levadas para a Conferência Nacional, a qual será realizada em Brasília nos dias 04 a 07 de agosto deste ano. Ambas tem caráter deliberativo, que no âmbito de suas competências, devem contribuir para formulação das políticas de saúde municipais e estaduais.

Texto e foto: Daiane Altíssimo