26 de Setembro de 2023 às 15:57

Secretarias Municipais realizam ações em alusão ao Setembro Amarelo

Durante o mês do Setembro Amarelo — dedicado à sensibilização sobre a prevenção ao suicídio e ao cuidado com a saúde mental — a Administração Municipal, por meio de algumas de suas secretarias, realiza uma série de ações para disseminar informações, combater estigmas e oferecer apoio às pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.

Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde anuncia a realização da 2ª Roda de Conversa em Arcoverde, que abordará um tema de extrema importância: a valorização da vida. A Roda de Conversa está programada para quarta-feira, dia 27, às 15h, na ESF de Arcoverde, e contará com a presença da psicóloga Luciane Rippel.

Este será um espaço acolhedor criado com o propósito de promover a valorização da vida, prevenir o suicídio e fomentar o bem-estar emocional. A iniciativa representa uma colaboração coletiva em prol da valorização da vida e proporciona uma oportunidade para aqueles que enfrentam desafios encontrarem o suporte necessário.

Através da Roda de Conversa, reforça-se o compromisso da comunidade em criar um ambiente acolhedor e solidário, onde as pessoas sintam-se à vontade para buscar ajuda, compartilhar suas dificuldades e encontrar apoio quando necessário.

Além disso, neste mês, a Secretaria introduziu uma importante iniciativa, através do Programa de Saúde na Escola (PSE), que conta com a participação ativa da profissional Cristina Pont Ferreira, especializada em psiquiatria.

Ela liderará uma série de rodas de conversa nas escolas municipais, em ação contínua. O propósito é sensibilizar os alunos do município sobre uma variedade de assuntos, incluindo a saúde mental, a depressão, os sentimentos, a valorização da vida, e outros temas que os próprios estudantes queiram abordar.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação promoverá o “Dia do Abraço”. Nesta iniciativa, a equipe oferecerá abraços às pessoas do município durante a manhã e a tarde de quinta-feira, dia 28. Afinal, nunca sabemos o que cada indivíduo está enfrentando, e um gesto de afeto — como um abraço — é sempre bem-recebido.

A ação ocorrerá durante a manhã e a tarde, no centro da cidade. Em caso de mau tempo, será transferida para a sexta-feira, dia 29.

Arte: Anna Bordin