Cerca de 10 árvores tiveram suas cascas cortadas e receberam a aplicação de um produto químico, com o objetivo de secá-las.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está investigando um crime ambiental ocorrido em uma área verde localizada no Bairro Ponte Seca, entre as ruas Pedro Guerra e Pedro Ângelo Guerra.
O registro aconteceu no último dia 26 de março, quando a equipe de Fiscalização Ambiental foi acionada para averiguar uma denúncia de intervenção ilegal em vegetação nativa, onde mais de 10 exemplares arbóreos sofreram uma técnica destrutiva conhecida como coroamento, com a casca das árvores retiradas em todas as suas circunferências, impedindo a circulação de nutrientes e levando à morte das plantas. Além disso, foi detectada a aplicação de querosene para acelerar o processo de destruição das árvores.
Conforme afirma o Secretário do Meio Ambiente, Itacir Rossi: “Diante da gravidade da situação, a equipe da secretaria notificou os moradores da região sobre o ocorrido e reforçou que o caso está sob investigação. Como medida emergencial para tentar reverter os danos, nós realizamos a limpeza dos troncos afetados, com a remoção do produto químico, e a aplicação de uma solução de sulfato de cobre e cal, conhecida como calda bordalesa, para auxiliar na recuperação das árvores”. A substância foi aplicada por meio de bandagens presas aos troncos, buscando conter os danos e estimular a recuperação das espécies atingidas.
O acompanhamento periódico das árvores afetadas será mantido pela equipe, que irá avaliar a eficácia do tratamento e o nível de recuperação da vegetação.
A Prefeitura reforça que a destruição de árvores nativas configura crime ambiental, sujeito a penalidades administrativas, civis e criminais.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser realizadas de forma sigilosa junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de forma presencial, na Rua Assis Brasil, 11, subsolo 2 do Centro Administrativo Armando Gusso.
A colaboração da comunidade é fundamental para a preservação das áreas verdes e para a proteção do meio ambiente.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Equipe do Meio Ambiente
Os documentos não serão enviados até a residência dos produtores. Devem ser solicitados presencialmente, ou pelo WhatsApp, ou ainda acessar o portal do cidadão no site do Município.
Capacitação fortalece a rede de proteção e prepara profissionais para enfrentar desafios na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Faixas amarelas já são pintadas para evitar que veículos estacionem durante a realização das obras de drenagem.
A arrecadação municipal dos valores é revertida em melhorias para a cidade, garantindo investimentos em serviços públicos essenciais.
Solicitação partiu da Associação de Moradores do bairro, que receberá a sede dos Bombeiros Voluntários, além de outras associações locais.
Vencimento será no próximo dia 30 de abril.
Premiação reconheceu 10 esportistas de destaque do ano de 2024.