Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio 28 de Março de 2024 às 13:30

Secretaria de Turismo lança edital para a “Galeria das Artes” na Feira Feito em Barbosa

As inscrições serão recebidas no dia 30 de abril de 2024, e as vagas serão preenchidas conforme ordem de inscrição e cumprimento dos critérios.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, promoverá junto a Feira Feito em Barbosa 2024, a 1ª Galeria das Artes, realizada de 27 de junho a 28 de julho de 2024, sempre nas sextas, sábados e domingos.

A 1ª Galeria das Artes é uma retomada da antiga "La Arte Nostra", cuja última edição ocorreu em 2009 no Espaço 35, situado no calçadão da cidade, durante o período do FestiQueijo.

Este novo formato tem como objetivo proporcionar ao público o acesso a diversas expressões das artes visuais, ampliando seu repertório e apreciação estética, além de fomentar o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos cidadãos.

Além disso, a exposição busca incentivar e disseminar a multiplicidade e diversidade da produção artística. Dessa forma, a 1ª Galeria das Artes contribui para a divulgação e preservação da memória cultural da comunidade.

Participação e critérios

O edital destina-se à captação de artistas plásticos, interessados em expor suas obras, que podem incluir pinturas, desenhos e esculturas. Os projetos de exposições individuais ou coletivas devem atender aos critérios estabelecidos no edital em anexo, sendo obrigatório que o proponente (responsável pela inscrição) seja uma Pessoa Física.

As obras a serem expostas devem seguir critérios específicos, como dimensões mínimas e máximas para cada categoria, garantindo a harmonia visual do evento.

• Pintura: No mínimo 50 cm² (meio metro quadrado) e no máximo 1 m² (um metro quadrado);
• Desenho: Em folha A3 (42cm x 29.7cm) ou A4 (21cm x 29,7cm), com moldura preta;
• Escultura: Em no máximo 1 m² (um metro quadrado).

A comercialização das obras no local não será permitida, essas somente poderão ser retiradas da exposição após o seu encerramento.

Local e espaços disponíveis

A 1ª Galeria das Artes acontecerá no Pavilhão da Tramontina, junto à Feira "Feito em Barbosa". Os espaços serão disponibilizados conforme a demanda e a natureza das obras inscritas, com um total de dez vagas para pinturas, desenhos e esculturas de parede, e seis vagas para esculturas.

Inscrições e procedimentos

Os interessados devem realizar a inscrição de forma presencial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, seguindo as diretrizes estabelecidas no edital. As inscrições serão recebidas somente no dia 30 de abril de 2024, e as vagas serão preenchidas conforme ordem de inscrição e cumprimento dos critérios.

Todas as informações, como documentos específicos, requisitos de participação e demais detalhes sobre o processo de inscrição, estão disponíveis no Diário Oficial dos dias 25 e 28 de março.

Para mais informações e detalhes sobre a participação, os interessados podem contatar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio pelo endereço eletrônico industria@carlosbarbosa.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3433-2197 até o dia 25 de abril de 2024.

Imagem: Sandro Darsie