Esportes, Lazer e Juventude 31 de Março de 2022 às 16:07

Secretaria de Esportes lança Projeto Social no Futsal

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, na próxima segunda-feira, 04 de abril, dará início ao Projeto Bola pra Frente. Com o objetivo de promover a inclusão e participação ativa dos jovens na sociedade, bem como, promover a prática esportiva para todas as classes socais, proporcionando às crianças e adolescentes, conhecimentos técnicos, disciplinares, solidários e também o desenvolvimento de uma visão coletiva, o Projeto consiste em oferecer, gratuitamente, escolinhas de Futsal para alunos de seis a 17 anos, matriculados em qualquer escola do município.

O Projeto é uma iniciativa da Secretaria e acontecerá no contra turno escolar e o trabalho será desenvolvido em treinos práticos da modalidade Futsal. Os treinos acontecerão nos três núcleos do Projeto, sendo eles: Ginásio do bairro Triângulo – Segundas-feiras das 8h15 às 09h45 e das 17h às 18h, Ginásio do bairro Aurora – Quartas-feiras das 17h às 18h e Ginásio do bairro Aparecida – Sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 17h às 18h.

A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) disponibilizará os profissionais responsáveis por ministrar as escolinhas de Futsal e em parceria firmada com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), os professores serão remunerados pelo Conselho conforme as horas trabalhadas no Projeto.

O aprimoramento dos fundamentos técnicos e disciplinares do Futsal, bem como das capacidades físicas, serão conteúdos a serem desenvolvidos durante os treinos, sempre observando a faixa etária e as individualidades de cada aluno.

Os alunos que desejarem realizar sua inscrição podem comparecer diretamente em um dos núcleos e pegarem a ficha cadastral com os professores. A ficha deverá ser assinada pelos pais e também pela instituição de ensino do aluno. Lembrando que, as inscrições são gratuitas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3433-2950.

Todos os alunos participantes receberão ao longo da temporada e gratuitamente: uniforme do Projeto (calção, camiseta e um par de tênis de Futsal) e um lanche (achocolatado e uma fruta) ao final de todos os treinos.

As datas para início e fim da temporada serão estabelecidas em conformidade com o calendário escolar.

Para o secretário Christian Krolow Carniel: Consideramos que através da prática do Futsal, pode-se transmitir à criança e/ou adolescente, um amplo repertório de respostas comportamentais que poderão lhe ser úteis em diversas situações vivenciadas no dia a dia. O Futsal, particularmente, além de proporcionar ao praticante um desenvolvimento físico muito bom, é responsável pelas características próprias de ser uma excelente escola de sociabilização. Dessa forma, o Projeto Bola pra Frente, vem ao encontro do desejo da Administração Municipal, de estabelecer a inclusão social por meio do esporte, contribuindo para a construção da cidadania e na formação de cidadãos conscientes de seus direitos na sociedade”.

Arte: Sandro Darsie