Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Saúde 12 de Maio de 2021 às 15:30

Secretaria da Saúde ressalta importância nos cuidados com a Febre Amarela


Nos próximos sábados 15, 22 e 29 de maio haverá imunização

A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população sobre a Declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Estadual devido aos novos focos do vírus da Febre Amarela no estado. Por isso, é de extrema importância que as pessoas compareçam às unidades de saúde para receberem a imunização.

Atualmente, as áreas afetadas, ou seja, municípios com evidências recentes da doença, são: Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Canela, Caxias do Sul, Esmeralda, Farroupilha, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São Marcos e Vacaria.

O município de Carlos Barbosa pertence as áreas ampliadas, ou seja, locais próximos às áreas afetadas. Entre as demais áreas ampliadas estão: Alto Feliz, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabijú, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Picada Café, Protásio Alves, São Jorge, São José dos Ausentes, Vale Real, Veranópolis e Vila Flores.

Em Carlos Barbosa, a Secretaria da Saúde disponibiliza o imunizante para a aplicação em todas as quintas-feiras, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h30, na Sala de Vacinas. Lembrando que, nos próximos sábados 15, 22 e 29 haverá imunização, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Saúde. Apenas adultos de 18 anos a 60 anos incompletos (59 anos, 11 meses e 29 dias), poderão receber a dose da vacina aos sábados.

Crianças a partir de 09 meses e adultos até 59 anos receberão a vacina em dose única. Pessoas com mais de 60 anos devem apresentar autorização médica e também receberão em uma única dose. Lembrando que, é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento de identidade e certidão de nascimento, para as crianças.

O que é a Febre Amarela?

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus transmitido pelos mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectada em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infeccção para o Aedes aegypti (também vetor da dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.

Mais informações pelo telefone (54) 3461-8970.

Por Assessoria de Imprensa

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé