Datas estão definidas em uma vez
ao mês, até dezembro deste ano.
A Administração Municipal, por intermédio da Secretaria da Saúde, promove a campanha de Doação de Sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul – RS.
Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos, sendo que, menores de 18 anos, devem ter o consentimento dos pais ou responsáveis. Não ingerir bebida alcoólica nas doze horas que antecedem a doação, e não ter realizado tatuagem, maquiagem definitiva e colocação de piercing nos últimos doze meses.
Critérios gerais para doação de sangue:
- Estar bem de saúde;
- Pesar mais de 50Kg;
- Dormir, ao menos, seis horas na noite anterior à doação;
- Não estar em jejum;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Não ingerir bebidas alcólicas nas 12 horas que antecedem a doação
- Não fumar, ao menos, duas horas antes da doação;
- Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses;
Impedimentos temporários
- Gravidez, pós-parto normal (90 dias), pós-cesariana (180 dias), gripe, febre, comportamentos de risco e uso de alguns medicamentos.
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como: Hepatites B e C, Aids (HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.
Intervalos para doações
Mulheres - podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações anuais;
Homens - podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações anuais.
Veja a tabela com as datas para doações de sangue no ano de 2021:
DATA |
DIA DA SEMANA |
LOCAL |
Nº DE DOADORES |
13/04/21 |
Terça-feira |
HEMOCS |
15 |
20/05/21 |
Quinta-feira |
HEMOCS |
15 |
19/06/21 |
Sábado |
HEMOCS |
20 |
13/07/21 |
Terça-feira |
HEMOCS |
15 |
17/08/21 |
Terça-feira |
HEMOCS |
15 |
18/09/21 |
Sábado |
HEMOCS |
20 |
14/10/21 |
Quinta-feira |
HEMOCS |
15 |
09/11/21 |
Terça-feira |
HEMOCS |
15 |
18/12/21 |
Sábado |
HEMOCS |
20 |
As doações programadas para os dias de semana tem horário de saída às 13h, em frente ao Centro de Saúde.
As doações programadas para os sábados, tem horário de saída às 7h, em frente ao Centro de Saúde.
Todos os interessados em participar das campanhas devem entrar em contato com o Centro Municipal de Saúde, através dos telefones 54 3461-8904 e 3461-8911.
Fato foi registrado na tarde deste sábado, dia 19, e já está sendo acompanhado pelo setor.
Interrupção parcial do trânsito e bloqueio de estacionamento acontecem em razão da tradicional celebração da Sexta-feira Santa.
Serviços básicos e de importância para o cidadão, seguem atendendo em horários específicos.
Secretários Municipais, Vereadores, demais convidados e imprensa regional participaram da apresentação das informações de cada pasta.
Vagas são limitadas a 700 atletas e inscrições são realizadas somente pelo site, até 27 de junho.
Formação incentiva a inovação no ambiente escolar, promovendo troca entre profissionais da educação.
Encontro abordará vários pontos de interesse público junto ao Poder Público.
Bandeira oficial, catálogo, folhetos, chaveiro e diversos outros itens foram recebidos no gabinete nesta semana.