Carlos Barbosa está entre os municípios que identificou vários casos de munícipes que relataram os sintomas da Doença Diarreica Aguda (DDA). Você sabe o que é, como identificar e o que fazer?
A DDA é causada por diferentes microrganismos (bactérias, vírus, parasitas), onde o principal sintoma é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Pode estar acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
A transmissão se dá através do consumo de água ou alimentos contaminados. Na ocorrência de casos associados ao Norovírus, a transmissão pode ocorrer também pelo contato com pessoas doentes, a partir de secreções corporais ou superfícies contaminadas.
Segundo dados do Estado, no Rio Grande do Sul, 25 municípios estão enfrentando surtos de DDA iniciados desde o final de Agosto de 2021. Em 9 cidades, o agente Norovírus foi identificado como causador dos surtos, os demais 16 municípios seguem com a investigação em andamento para determinar suas causas.
O que fazer para se proteger:
- Higienizar as mãos de forma adequada e frequente, com água e sabão;
- Consumir água de fontes seguras (potável);
- Em situações de emergência (falta de acesso à água potável), recomenda-se ferver a água antes do consumo e antes do preparo de alimentos por no mínimo 5 minutos;
- Consumir gelo proveniente de água potável/fervida;
- Após o preparo de alimentos, limpar com água e sabão as superfícies, equipamentos e utensílios utilizados, finalizando a limpeza com solução clorada diluída, sem enxágue;
- Realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a Vigilância em Saúde Municipal pelo número (54) 3461-8916 ou com o Disque Vigilância pelo número 150.
Por Assessoria de Imprensa
Fato foi registrado na tarde deste sábado, dia 19, e já está sendo acompanhado pelo setor.
Interrupção parcial do trânsito e bloqueio de estacionamento acontecem em razão da tradicional celebração da Sexta-feira Santa.
Serviços básicos e de importância para o cidadão, seguem atendendo em horários específicos.
Secretários Municipais, Vereadores, demais convidados e imprensa regional participaram da apresentação das informações de cada pasta.
Vagas são limitadas a 700 atletas e inscrições são realizadas somente pelo site, até 27 de junho.
Formação incentiva a inovação no ambiente escolar, promovendo troca entre profissionais da educação.
Encontro abordará vários pontos de interesse público junto ao Poder Público.
Bandeira oficial, catálogo, folhetos, chaveiro e diversos outros itens foram recebidos no gabinete nesta semana.