Segundo a nota do Estado, o Rio Grande do Sul é infestado pelo mosquito Aedes Aegypti e Carlos Barbosa está em nível 3.
O Município de Carlos Barbosa está em alerta nível 3 para os casos de Dengue, sendo considerado pelo Estado do Rio Grande do Sul como um dos Municípios infestados. Atualmente, o Município possui 14 notificações, 4 casos em análise, 3 descartados e 7 casos confirmados até o momento, sendo os sete importados, ou seja, não foram contraídos na área do Município, vindo de pessoas que foram infectadas fora da cidade.
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde trabalha diariamente com foco, prevenção e monitoramento por meio dos agentes de controle de endemias. A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona participou de uma reunião da Macroserra, que compõe 49 municípios – inclusive Carlos Barbosa – para tomadas de decisões sobre a dengue.
A Secretária foi informada pela 5ª CRS de Caxias do Sul, que não estão previstas doses da vacina da dengue para o Rio Grande do Sul, após análise do Ministério da Saúde do Governo Federal.
Sintomas e prevenção
A Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode manifestar sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, febre, enjoos, vômitos e erupções cutâneas, além de sonolência, irritabilidade e confusão mental. Além da Dengue, o Aedes aegypti também é vetor de doenças como Zika Vírus e Febre Chikungunya. Em caso de sintomas, procure atendimento e evite a automedicação, visto que alguns medicamentos não são indicados para o tratamento da doença.
Além das ações tomadas pela Secretaria da Saúde, ressalta-se a importância de que todos os cidadãos estejam atentos aos cuidados preventivos que devem ser adotados.
A seguir, destacam-se medidas simples, porém eficazes, no combate ao mosquito:
• Manter tonéis e caixas d'água sempre tampados;
• Limpar regularmente as calhas;
• Virar garrafas de cabeça para baixo;
• Tampar lixeiras adequadamente;
• Manter ralos limpos e com tela de proteção;
• Não utilizar pratos de vasos de plantas;
• Higienizar os recipientes de água dos animais regularmente;
• Drenar água acumulada atrás das máquinas de lavar;
• Cobrir e manter piscinas e hidromassagens limpas e em bom estado;
• Limpar ralos e canaletas externas;
• Esticar lonas utilizadas para cobrir objetos, evitando acúmulo de água;
• Ficar atento a plantas como bromélias e babosas, que podem acumular água.
A Administração Municipal conta com a colaboração de todos para manter a cidade livre dessas doenças e garantir saúde e bem-estar. Caso identifique acúmulo de lixo ou água parada em espaços públicos, pede-se que comunique imediatamente à Prefeitura.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria da Saúde pelo telefone (54) 3461-8911.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Inscrições para estagiar na Prefeitura vão até dia 26/01, para alunos do Ensino Médio e estudantes que estão na faculdade.
Ação acontecerá no Hospital Tacchini Carlos Barbosa no dia 12 de março. Com estoques baixos, número de doadores é importante.
Viatura discreta não tem identificação e será utilizada nas investigações estratégicas de casos.
Os três primeiros colocados em cada modalidade, garantirão vaga na final do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Torres.
Confira as orientações e procedimentos para garantir o transporte escolar dos seus filhos neste próximo ano letivo.
População barbosense votou a favor do equipamento e sugeriu a instalação de mais unidades em outros pontos centrais, além de ajustes no temporizador.
Encontro sobre saúde mental será realizado nesta terça-feira (21) na Praça da Estação, com a presença de profissionais da área.
A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.