Educação 04 de Dezembro de 2023 às 16:50

Secretaria da Educação reconhece alunos que foram destaque no SIDECA

Alunos com melhor desempenho nas áreas de conhecimento serão reconhecidos pela Secretaria Municipal da Educação

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizará na quinta-feira (07), na Câmara de Vereadores, uma cerimônia de reconhecimento e premiação para os alunos que se destacaram no Sistema de Avaliação do Desenvolvimento da Educação de Carlos Barbosa (SIDECA) na edição de 2023.

O SIDECA ocorreu nos dias 14, 16 e 17 de novembro, abrangendo turmas do 1º ao 9º ano das escolas da rede municipal de Carlos Barbosa. As avaliações incluíram questões de língua portuguesa, matemática e ciências da natureza, alinhadas aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os prêmios serão concedidos aos alunos do 1º ao 9º ano que obtiveram as melhores notas em toda a rede municipal, considerando as notas do ano em que cada um está matriculado. Além de reconhecer os esforços e destacar o empenho dos alunos nas avaliações, a premiação tem o objetivo de incentivar outros jovens do Município a se esforçarem para alcançar resultados positivos.

A Secretaria Municipal da Educação visitará as escolas na próxima semana para premiar o aluno com a melhor nota de cada turma, do 1º ao 9º ano. A premiação também será estendida à turma de cada escola com a melhor média de nota, por ano e por disciplina, encorajando os alunos a buscarem a excelência em cada componente curricular em busca de reconhecimento.

O que é o SIDECA?

O Sistema de Avaliação de Desenvolvimento da Educação de Carlos Barbosa acontece desde 2014 no Município. As avaliações, elaboradas pelo sistema de ensino Aprende Brasil, englobam os três principais componentes curriculares dos alunos do ensino fundamental nas escolas municipais: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

O propósito primordial do SIDECA é possibilitar aos professores, por meio das provas aplicadas, identificar quais habilidades não foram plenamente desenvolvidas pelos alunos da turma. Isso permite destacar as dificuldades e oferece a oportunidade de trabalhar as habilidades, proporcionando aos alunos a capacidade de ingressar no próximo ano letivo com as principais dificuldades já superadas.

Arte: Sandro Darsie