Educação 02 de Fevereiro de 2024 às 10:50

Secretaria da Educação realizou a primeira formação de profissionais em janeiro

Os profissionais tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades e palestras que abordam temas fundamentais para o desenvolvimento educacional.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 29, 30 e 31 de janeiro a primeira formação do ano de 2024. A formação, destinada aos monitores e auxiliares das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) foi realizada ao longo dos três dias, com as atividades sendo distribuídas pela manhã e tarde, no polo da Univates de Carlos Barbosa, e no Centro Cultural Mãe de Deus.

A formação abordou temas cruciais, com ênfase na ludicidade como base das práticas pedagógicas na educação infantil. Desde acolhimento até estímulo por meio de jogos e brincadeiras, com intencionalidade pedagógica para promover aprendizado.

A segunda parte da formação focou em questões de inclusão, destacando a importância de um olhar atento e cuidadoso para fomentar o desenvolvimento de habilidades em crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outros transtornos ou condições especiais O brincar foi destacado como eixo estruturante da ação pedagógica na escola, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e estímulo de aprendizagens mais abstratas, como a escrita.

Na última parte da formação, a atenção voltou-se para a saúde mental dos profissionais, com ênfase nos monitores e auxiliares, destacando a necessidade de cuidar da inteligência emocional e equilíbrio para lidar com crianças, pais e colegas.

Segundo a Secretária da Educação Eliani Lanzarini: “A criança é de uma natureza moldável, como uma massinha de modelar e tudo aquilo que a gente fizer, disser e como fizer vai impactar na construção da personalidade e no desenvolvimento da aprendizagem.”

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, será realizada uma nova formação, desta vez destinada aos educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).  Os encontros serão realizados no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), sendo divididos entre manhã e tarde.

Fotos: Secretaria da Educação