Esportes, Lazer e Juventude 07 de Março de 2022 às 11:05

Rotas de Barbosa: o novo atrativo esportivo e turístico do Município

Convidados e imprensa assistiram a apresentação durante um
café da manhã e, em seguida, a placa informativa oficial foi apresentada.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude entregou oficialmente neste domingo, 06, os quatro roteiros para pedal e caminhada que passam a fazer parte das Rotas de Barbosa.

O evento aconteceu as 8h da manhã no salão de eventos do hotel Ibis para imprensa e convidados em um café da manhã especial.

Estiveram presentes a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, o secretário adjunto de esportes do RS, Bruno Ortiz, que representou o secretário estadual Danrlei de Deus, secretários municipais, subprefeitos das comunidades e convidados de associações e órgãos relacionados, além da imprensa regional.

Na oportunidade, Luiz Marcelo Rodrigues, que foi o responsável técnico, apresentou os detalhes dos quatro roteiros, Rota Desvio Machado, Rota Torino, Rota Das Etnias e Rota Dos Vales. Conforme Luiz, todas as rotas estão em conformidade com as normas da ABNT para turismo e aventura (cicloturismo ABNT NBR 15509-1/2 e caminhada ABNT NBR 15505-1/2). Os detalhes e informações de cada roteiro podem ser acessados neste link. Luiz também desenvolveu material de apoio impresso para o planejamento das atividades e orientações do trajeto na chegada ao Município.

Sinalização e informações complementares das rotas

Em parceria com várias empresas, foram confeccionadas placas indicativas de sinalização, interpretação técnica e classificação de percursos, além do mapa dos roteiros, que estão dispostos também via GPS, para orientação da altimetria e percurso do trajeto. Informações como o Guia de Navegação, arquivos GPX e animações dos roteiros podem ser acessados via QR Code, presente nos materiais.

Ciclistas e caminhantes participaram em bom número

Nas sequência, 9h, todos se dirigiram ao início da ciclovia para acompanharem a apresentação da placa oficial com todas as informações dos roteiros que fica exposta em definitivo no local. Um bom número de ciclistas, caminhantes e corredores já aguardavam no local para a largada oficial.

O secretário da pasta, Christian Krolow Carniel, salientou que cada participante poderá obter um passaporte de finalização de roteiro com selos representativos de cada uma das rotas, além de um certificado da secretaria para quem completar os quatro roteiros. Para Christian, “as Rotas de Barbosa foram um trabalho de meses, desde a concepção da ideia, passando pelo trabalho em campo com checagem de pontos de interesse, verificação das normas técnicas até a formalização do atrativo e agora, são um patrimônio do Município”.

Mais informações das Rotas de Barbosa, com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude pelo fone 54 3433-2950.