Os desabrigados que estão sendo atendidos nos ginásios e que tiverem condições de retorno para suas casas, terão auxílio da prefeitura.
ATUALIZAÇÃO - A EMEI Arco-íris e a EMEF Nossa Senhora Aparecida retornaram com as aulas.
No início desta semana de tempo firme, a Prefeitura de Carlos Barbosa ainda contabiliza pontos que necessitam reparos emergenciais em ruas, estradas e locais públicos afetados por queda de barreiras, desmoronamentos e alagamentos na cidade e interior, devido à quantidade absurda de chuva da semana passada, como nunca antes vista na região.
Durante a enxurrada da semana passada, dezenas de famílias - principalmente no interior - foram resgatadas de seus lares alagados e casas isoladas pela água e barro e levadas até o ginásio do Bairro Aparecida ou para o salão da comunidade de Santa Luiza – neste caso, para quem é morador da região -. Voluntários, servidores públicos, equipes de segurança como a Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários, Samu e apoio das forças policiais, trabalharam para garantir os resgates, atendimentos e a segurança dos atingidos pela enxurrada. A alimentação diária, recebimento e triagem de doações também foi conduzida nos locais, tendo cadastros e organização específica.
Plano agora é organizar a recuperação das áreas atingidas e auxiliar moradores no retorno às suas casas
O prefeito Everson Kirch realiza reuniões com os secretários municipais para definir orientações aos trabalhos da semana. O plano é, atender o máximo de locais em menor tempo, para que todo o município volte a ter vida normal. Preocupação também é com o “pós-enchente”. Veja algumas ações já encaminhadas:
• A Secretaria Municipal da Agricultura já trabalha com a desobstrução de estradas e apoio em acessos dos moradores desde a semana passada e segue em ritmo acelerado nesta semana, com todas as equipes possíveis, coordenadas pelos subprefeitos.
• A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação - junto a voluntários - trabalha direto no ginásio do Bairro Aparecida e no salão da comunidade de Santa Luiza, recebendo doações e atendendo os desabrigados. Mas tem a incumbência agora em organizar o retorno dos moradores que desejam, ou que tem condições, para suas casas, oferecendo apoio necessário. Possíveis auxílios extras serão discutidos e divulgados posteriormente.
• A Secretaria Municipal de Projetos Públicos também foi acionada para realizar levantamentos de reconstruções de cabeceiras de pontes, acessos ou pavimentações destruídas. Para isso, o Gabinete está trabalhando para buscar verbas estaduais e federais, dentro da proposta do Decreto de Emergência emitido na semana passada. Verba que também deverá ser utilizada na construção de uma nova galeria ampla e com mais capacidade de escoamento para o bairro Aparecida.
• A Secretaria Municipal da Saúde, que fornece apoio nos locais de abrigo do Município, também está incumbida na busca de mais profissionais médicos para o atendimento em relação ao “pós-enchente”, para evitar doenças como a leptospirose e outras, evitar novos casos de dengue, ou até gripe, com os dias mais frios chegando.
• A Secretaria Municipal da Educação, que já liberou o retorno das aulas na zona urbana a partir desta segunda-feira, fará um levantamento nas escolas do interior - que só retornarão às aulas em segurança - quando as estradas estiverem em boas condições para o tráfego de veículos como os ônibus escolares e de transporte público.
Demais secretarias, como Segurança e Trânsito, Planejamento, Serviços e Vias Urbanas e outras, seguem o trabalho de apoio para os cidadãos que necessitam.
Assim que decididas, novas informações serão divulgadas para o cidadão.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: equipes da Prefeitura
Secretaria pede que a comunidade barbosense auxilie no zelo por este espaço, informando sobre danos, lixo jogado e outras irregularidades.
Equipe contratada tem a incumbência de demarcar até 11 mil metros lineares ao mês.
Os idosos que participarem, deverão levar um prato típico para compartilhar entre os presentes.
No próximo fim de semana terá os tradicionais jogos germânicos, shows, apresentações, gastronomia típica e muita alegria.
O sonho da rua pavimentada em frente a residência é possível com a união entre a Prefeitura e o cidadão.
Expositores gastronômicos, música, pipoca, chimarrão e uma tarde agradável, deverão contribuir para reunir bom público no centro da cidade.
As inscrições das entidades possibilitarão a apresentação de projetos sociais através de chamamento público, o qual será publicado em breve.
Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, oferece as atividades extracurriculares para alunos que estudam no município.