Paciente que positivou já
está recuperado e passa bem.
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou hoje, quarta, 17, o primeiro caso confirmado da Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município.
O resultado chegou no final da tarde de ontem ao Centro Municipal da Saúde, enviado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde-Lacen, após análise do material colhido no município. O paciente positivado já está recuperado e está bem de saúde.
Até agora, o Rio Grande do Sul tem 54 casos confirmados e outros 230 em análise. Com esse caso confirmado na cidade, a secretaria solicita aos moradores que observem e redobrem os cuidados. Vamos entender melhor esse problema?
O que é a Varíola dos Macacos?
A MonKeypox (Varíola dos Macacos), é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPV).
Sintomas principais
Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas das extremidades e órgãos genitais.
Outros sintomas frequentes
Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia, onde todas as pessoas que forem expostas ao vírus, podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.
Como é transmitida?
É transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Medidas de Prevenção
O que fazer se você sentir os sintomas?
Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.
Durante o isolamento em casa, o que fazer?
Em caso de suspeita ou confirmação de infecção por Monkeypox, recomenda-se o isolamento durante todo o período indicado pelo profissional de saúde que atendeu você. Este isolamento será realizado em casa, de acordo com as seguintes orientações:
Na sua casa você deve:
Cuidados com o seu corpo
Outras recomendações para você e sua família
O período do isolamento será recomendado pelo médico. Esse período depende da cicatrização completa das lesões (feridas) na pele. Pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não tem nenhum sintoma, não têm recomendação de permanecer em isolamento.
Por Assessoria de Imprensa em colaboração com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde RS-CEVS
Imagem: Freepik
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.
Encontro com a imprensa aconteceu na tarde desta quinta (19), e oficializou a Diretoria, além da nova Dama de Companhia.