Paciente que positivou já
está recuperado e passa bem.
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou hoje, quarta, 17, o primeiro caso confirmado da Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município.
O resultado chegou no final da tarde de ontem ao Centro Municipal da Saúde, enviado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde-Lacen, após análise do material colhido no município. O paciente positivado já está recuperado e está bem de saúde.
Até agora, o Rio Grande do Sul tem 54 casos confirmados e outros 230 em análise. Com esse caso confirmado na cidade, a secretaria solicita aos moradores que observem e redobrem os cuidados. Vamos entender melhor esse problema?
O que é a Varíola dos Macacos?
A MonKeypox (Varíola dos Macacos), é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPV).
Sintomas principais
Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas das extremidades e órgãos genitais.
Outros sintomas frequentes
Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia, onde todas as pessoas que forem expostas ao vírus, podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.
Como é transmitida?
É transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Medidas de Prevenção
O que fazer se você sentir os sintomas?
Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.
Durante o isolamento em casa, o que fazer?
Em caso de suspeita ou confirmação de infecção por Monkeypox, recomenda-se o isolamento durante todo o período indicado pelo profissional de saúde que atendeu você. Este isolamento será realizado em casa, de acordo com as seguintes orientações:
Na sua casa você deve:
Cuidados com o seu corpo
Outras recomendações para você e sua família
O período do isolamento será recomendado pelo médico. Esse período depende da cicatrização completa das lesões (feridas) na pele. Pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não tem nenhum sintoma, não têm recomendação de permanecer em isolamento.
Por Assessoria de Imprensa em colaboração com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde RS-CEVS
Imagem: Freepik
Interrupção parcial do trânsito e bloqueio de estacionamento acontecem em razão da tradicional celebração da Sexta-feira Santa.
Serviços básicos e de importância para o cidadão, seguem atendendo em horários específicos.
Secretários Municipais, Vereadores, demais convidados e imprensa regional participaram da apresentação das informações de cada pasta.
Vagas são limitadas a 700 atletas e inscrições são realizadas somente pelo site, até 27 de junho.
Formação incentiva a inovação no ambiente escolar, promovendo troca entre profissionais da educação.
Encontro abordará vários pontos de interesse público junto ao Poder Público.
Bandeira oficial, catálogo, folhetos, chaveiro e diversos outros itens foram recebidos no gabinete nesta semana.
Serviço ocorre nas quintas-feiras pela manhã na Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas.