20 de Janeiro de 2022 às 18:41

Programa Pavimenta: município recebe verba para asfaltar a Buarque de Macedo

São 1.550 metros de extensão da via que receberão asfalto, entre os bairros
Centro e Navegantes, a conhecida “estrada velha para Garibaldi”.

A Prefeita em exercício, Beatriz Martin Bianco, cumpriu agenda em Porto Alegre na tarde da última quarta-feira, 19, para assinar o convênio do Governo do Estado que destinará uma verba de R$ 1.778.520,86 do programa Pavimenta para a Buarque de Macedo. Em contrapartida, o termo prevê que o Município aportará recurso de R$ 762.223,22, totalizando R$ 2.540.744,08 que serão investidos na pavimentação asfáltica da via no trecho entre a rua 21 de Abril e o acesso à estrada do Balneário Navegantes, local que inicia a área asfaltada até a saída da cidade para a Rota do Sol. No entanto, devido ao processo ter iniciado na metade do ano de 2021, a Secretaria de Projetos Públicos e Meio Ambiente prevê que haverá necessidade de maior contrapartida do Município.

Bea foi recebida pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), Luiz Carlos Busato, em seu gabinete, que fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na capital gaúcha.

Ao todo, 406 municípios receberão obras de pavimentação em parceria com o Governo do Estado. O investimento total do governo gaúcho é de R$ 370 milhões e o objetivo é promover o fomento à cultura e ao turismo, acesso a bens, serviços e equipamentos públicos e aprimorar as condições para escoamento da produção, melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Segundo Bea: “essa é uma reivindicação antiga da comunidade e iremos realizar com essa verba que vem do Estado. Irá melhorar o acesso à cidade com um projeto pensado para o bom fluxo de veículos, com ciclovia e outros benefícios ao cidadão”.

O próximo passo após a assinatura é o início do processo licitatório, para conhecer a empresa que fará a obra, já que o projeto de engenharia já está pronto.

A previsão para o início das obras é ainda no primeiro semestre de 2022.

Fotos: Sandro Darsie