Educação 01 de Dezembro de 2023 às 15:45

PROERD forma 127 alunos de Carlos Barbosa

O programa abordou temas importantes de conscientização para a vida de jovens do 5º ano do Ensino Fundamental de 05 escolas do Município.

Na noite da quarta-feira (29), a Administração Municipal, junto à Secretaria da Educação do Município, esteve presente na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), para 127 alunos participantes de cinco escolas de ensino médio e fundamental do Município.

O Programa foi realizado pela Brigada Militar, através do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT). As aulas foram ministradas pela Soldado FRANKLIN, abordando aspectos como: reforço da autoestima, atitude quanto a dizer não às drogas e à violência, resistência a pressão dos colegas para comportamentos nocivos, a resolução de conflitos sem recorrer à violência e o bullying na escola.

O evento ocorreu no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. As 5 escolas de Carlos Barbosa que participaram do PROERD foram:

EMEF TI Governador Leonel de Moura Brizola;
EMEF Prefeito José Chies;
EEEM São Roque;
EEEF Carlos Barbosa;
EEEM Elisa Tramontina.

Os formandos receberam medalhas e certificado de conclusão de curso.

O que é o PROED?

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi criado em 1992, no Rio de Janeiro. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular participam do programa.

O PROERD promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Fotos: Reprodução / Brigada Militar