Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Proarte/Cultura 27 de Abril de 2021 às 09:29

Proarte vai premiar 24 artistas com R$ 1,5 mil cada


A Fundação de Cultura e Arte – Proarte abre na quarta-feira (28 de abril) as inscrições para o Prêmio Barbosense Cultural 2021. Artistas e fazedores culturais residentes no município poderão receber prêmio de R$ 1,5 mil como valorização pela trajetória realizada em diversos segmentos.

O prêmio inédito é oferecido com recursos próprios do Município a 24 agentes culturais das áreas de artes cênicas (teatro, circo, dança), música, artes visuais, audiovisual, artesanato, folclore e tradição, arte e cultura de rua, literatura, cidadania cultural, patrimônio cultural, cultura digital, cultura de povos originários e tradicionais, cultura popular, fotografia, museus e espaços de memórias.

“Trata-se de um movimento de valorização a pessoas que se dedicam pela cultura barbosense e estão severamente afetadas pelas restrições impostas pela pandemia”, diz o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari. “Nós vemos que especialmente os músicos tiveram a renda impactada pela suspensão de espaços para apresentações, por isso esperamos a inscrição deste pessoal. Queremos fortalecê-los”, completa Eliseu.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.carlosbarbosa.rs.gov.br , na aba Proarte/Cultura, ou presencialmente na sede da Proarte, mediante agendamento de horário pelo fone 3433-2183. O edital prevê critérios para pontuação, que será definida por uma comissão formada por membros do Conselho Municipal de Cultura. Além de dados e documentos básicos, a inscrição requer a realização de uma performance em vídeo. O material relativo aos vencedores será disponibilizado para a comunidade ao final do processo.

A instituição do Prêmio Barbosense Cultural 2021 obteve aprovação da Câmara de Vereadores, que compreendeu a necessidade e aprovou a iniciativa com brevidade.

Para Bruno Mello Gonzalez, presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concult), “é uma ação muitíssimo bem-vinda em tempos de pandemia pelo fato de premiar seus contemplados com uma quantia em dinheiro”. Bruno ressalta que o Concult está entrando no quarto ano de trabalho em parceria com a gestão municipal e irá compor a comissão de avaliação dos projetos, “levando aos artistas e demais atuantes da área cultural um pouco da reciprocidade que precisa”.

Este é o segundo edital para financiamento da cultura realizado pela Proarte desde o início do ano. Conforme a administração da Fundação, as dificuldades da classe artísticas são monitoradas permanentemente e mais incentivos podem ser elaborados conforme a evolução da pandemia e a disponibilidade de orçamento.

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé