A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, está encaminhando o registro de três patrimônios culturais imateriais do Município de Carlos Barbosa. Um deles é o dialeto bergamasco, a variedade do italiano dos imigrantes que colonizaram a região do Cinco da Boa Vista.
O destaque sobre o bergamasco e outros elementos da cultura local integra a 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, incentivada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Neste ano, a data comemorativa aborda a temática da educação patrimonial, que a Proarte agregou com o tema de 2020 sobre patrimônio imaterial, propondo o conhecimento e a reflexão da comunidade sobre formas de expressão; modos de criar, viver e fazer; criações artísticas e científicas; saberes tradicionais; esportes; manifestações lúdicas; celebrações e os lugares.
Para marcar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a Proarte vai lançar um ebook no próximo sábado, 14 de agosto. O material, que poderá ser acessado pela comunidade em geral por meio do site oficial do Município, conterá conceitos de patrimônio imaterial, um panorama sobre a legislação municipal que trata do tema e os registros que estão sendo trabalhados pela Fundação.
Também estão sendo elaborados os levantamentos documentais para registros do ofício de vimeiro e da nota de falecimento veiculada no alto-falante da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus.
Parceria entre a Prefeitura e os moradores, possibilitou a obra da via que une as ruas Independência e João Dêntice no Bairro Triângulo.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.
Ótima oportunidade para iniciar carreira. Alunos de Ensino Médio e cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 26 de janeiro.
Confira as mais de 150 vagas disponíveis, além de diversos serviços oferecidos.
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.