Proarte/Cultura 21 de Dezembro de 2022 às 09:34

Proarte destaca um ano de novidades e trabalho intenso

A Fundação de Cultura e Arte – Proarte chega ao final de 2022 com uma série de ações desenvolvidas ao longo do ano. São eventos e articulações que procuraram “abraçar” o máximo de segmentos da cultura barbosense e também fomentar o cenário regional.

Entre os eventos tradicionais do calendário, a Proarte realizou a encenação da Paixão de Cristo, a organização da decoração das ruas centrais para a procissão de Corpus Christi, o Festival da Canção e levou para a Rua Coberta a 30ª edição da Feira do Livro.

A entidade desenvolveu eventos inéditos para experimentar potenciais, aproximar fazedores culturais, valorizar e movimentar a área. Entre as novidades, os barbosenses puderam curtir os festivais de Pintura, Relíquias, Teatro, Quadrinhos, Literatura Infantil e Consciência Negra.

Também teve destaque no ano a realização do Concurso Literário Município de Carlos Barbosa, que recebeu 281 trabalhos de todo o país e resultou na publicação de livro com os textos premiados. A Proarte ainda atuou na coordenação da Vila das Etnias, novidade paralela ao Festiqueijo.

“Tivemos um ano de trabalho intenso para recuperar o ímpeto artístico e cultural que foi muito prejudicado pela pandemia. Analisamos segmentos que estavam em segundo plano e procuramos dar uma vitrine, incentivar, movimentar. Queremos seguir mostrando para a comunidade que a Cultura é uma área essencial para nossa qualidade de vida”, diz Eliseu Demari, diretor-presidente da Proarte.

Um relatório resumido de ações editado pela fundação também registra a revisão do Plano Municipal de Cultura, empresas e órgãos parceiros e ações em torno da preservação do patrimônio histórico. O material pode ser acessado neste link.