Proarte/Cultura 12 de Junho de 2023 às 16:01

Proarte celebrou 25 anos com programação diferenciada

A Fundação de Cultura e Arte – Proarte completou 25 anos de atividades com atrações musicais e cênicas no fim de semana passado. O Festival Proarte 25 Anos marcou a data com espetáculos realizados nos dias 9 e 10 de junho no Centro Educacional Ivo Tramontina – Ceit.

Um cerimonial alusivo ao aniversário contou com pronunciamentos do diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, e do prefeito Everson Kirch. A atual gestão da Fundação entregou lembranças aos ex-dirigentes presentes.

Passaram pelo Ceit os músicos Thomás Werner e Lúcio Yanel, shows de Diego Dias – The Beatles no Acordeon e do Quarteto de Cordas da Orquestra da UCS, além das peças teatrais Junho – Uma Aventura Imaginária e Pq Casamos?!

A Proarte foi criada pela Lei Municipal 1.216, de 9 de junho de 1998, durante a administração do prefeito Rogério Migotto.

A instituição, conforme a legislação, tem por finalidade promover, divulgar e produzir expressões da cultura local, regional e nacional, atuar nas áreas de artes plásticas, música, literatura, teatro, cinema, fotografia, dança e outras atividades culturais.

A primeira gestão da Proarte contou com uma presidente, Suzete Maria Demartini Deitos, e uma diretora, Luiza Stumm.

A Proarte é responsável por eventos tradicionais do calendário municipal, como a encenação da Paixão de Cristo e a Feira do Livro, além de lançar novidades para agregar a todos os segmentos artísticos e culturais barbosenses, alcançando projeção nacional com a realização do concurso literário, é aberto a todo o país.

Também realiza parcerias com entidades da comunidade para fomentar atividades diversas, financia projetos culturais por meio do Fundo Municipal de Cultura e é responsável pelo patrimônio histórico local, destacando-se, neste âmbito, os projetos em andamento de recuperação da antiga Estação Férrea e da antiga Prefeitura e Câmara de Vereadores.

A Proarte também é mantenedora da Biblioteca Municipal Padre Arlindo Marcon e do Telecentro Comunitário.