Segurança e Trânsito 29 de Abril de 2022 às 11:22

Previsto em lei, tarifa de Estacionamento Rotativo terá reajuste

O Estacionamento Rotativo pago, também conhecido como Área Azul, visa melhorar o tráfego e o estacionamento de veículos nos trechos onde não há vagas internas em prédios comerciais, facilitando a rotatividade dos veículos e a disponibilidade de vagas aos usuários do comércio, bancos e serviços.

É obrigação do Poder Público planejar, regulamentar e promover o desenvolvimento da circulação de pedestres e veículos.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Segurança e Trânsito informa que haverá alteração da tarifa deEstacionamento Rotativo pago. Conforme regra, o Contrato nº 22 de 2018 (regulamentado pela Lei Municipal 3.365/2017e alterações posteriores), as tarifas podem ser reajustadas respeitando a variação do IGPM do período.

A concessionária do serviço solicitou um reequilíbrio das tarifas relativas ao Contrato. Contudo, houve negociação entre as partes referente ao índice utilizado para o reajuste das tarifas, já que o Município têm praticado reajustes utilizando o índice IPCA.

Com isso, a partir do dia 01 de Maio, passam a vigorar os seguintes valores para utilização das vagas compreendidas na área de Estacionamento Rotativo pago, conforme o Decreto nº 3878 de 2022:

Tarifa mínima - 30 (trinta) minutos R$ 1,00.

Regularizações:

(a) Até os 10 minutos iniciais da notificação: qualquer valor a partir de R$ 1,00;

(b) Após 10 minutos da notificação: valor R$ 6,00;