Segurança e Trânsito 26 de Maio de 2021 às 16:20

Previsto em lei: alteração no valor das tarifas do estacionamento rotativo

Solicitado pela concessionária, com base na variação do IGPM do período, valores foram reajustados.

O estacionamento rotativo pago, também conhecido como área azul, visa melhorar o tráfego e o estacionamento de veículos nos trechos onde não há vagas internas em prédios comerciais, facilitando a rotatividade dos veículos e a disponibilidade de vagas aos usuários do comércio, bancos e serviços.

É obrigação do Poder Público planejar, regulamentar e promover o desenvolvimento da circulação de pedestres e veículos.

A Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Segurança e Trânsito informa que haverá alteração da tarifa de estacionamento rotativo pago. Conforme regra o Contrato 22/2018 (regulamentado pela Lei Municipal 3.365/2017e alterações posteriores), as tarifas podem ser reajustadas respeitando a variação do IGPM do período.

A concessionária do serviço solicitou, no início deste ano, um reequilíbrio parcial das tarifas relativas ao Contrato, a qual não havia sido alterada desde 2018. Contudo, houve negociação entre as partes, referente ao índice utilizado para o reajuste das tarifas, já que o Município têm praticado reajustes utilizando o índice IPCA.

Com isso, a partir do dia 01/06/2021 passam a vigorar os seguintes valores para utilização das vagas compreendidas na área de estacionamento rotativo pago, conforme decreto 3707/2021:

Tarifa mínima - 30 (trinta minutos) R$ 0,90.

Regularizações:

- Até os 10 minutos iniciais da notificação: qualquer valor a partir de R$ 0,90;

- Após 10 minutos da notificação: valor R$ 5,40;

- A partir de 3h da notificação até às 18hs do dia seguinte: valor R$ 13,50;

- Após expirado prazo anterior, até às 18h do próximo dia: valor R$ 18,00.

A empresa concessionária Zona Azul Brasil fará a divulgação das novas tarifas pelos meios de comunicação digitais e emissão de folhetos.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (54) 3461-5869 e (54) 3433-2154, no escritório da empresa, localizado na Rua Antônio Adriano Guerra, n° 92 - Sala 31 ou clicando aqui.