Proarte/Cultura 12 de Abril de 2022 às 08:05

Prefeitura recebe projeto para implantar Centro Cultural

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, recebeu projetos de engenharia e arquitetura para auxiliar na implantação de um espaço destinado a iniciativas culturais junto ao prédio da antiga Câmara de Vereadores. A proposta do Centro Cultural Proarte partiu da engenheira, arquiteta e designer Beatris Scomazzon.

O projeto para o Centro Cultural Proarte prevê um espaço multiuso para ensaios, exposições e pequenas apresentações com capacidade para até 100 pessoas. As principais alterações no atual prédio são o deslocamento da entrada para a fachada da rua Borges de Medeiros, a instalação de um mezanino entre o pavimento térreo e o primeiro andar, com espaços de serviço e sanitários dispostos no subsolo. Entre os pavimentos há previsão de um elevador, proporcionando acessibilidade.

O prédio que será transformado em Centro Cultural Proarte tem uma história significativa para o Município. Foi erguido em 1948 pela Prefeitura de Garibaldi para servir de sede da Subprefeitura do então distrito de Carlos Barbosa, contando, inclusive com a cadeia distrital no pavimento do subsolo.

Com a emancipação, passou a servir como primeira Prefeitura de Carlos Barbosa. Durante a terceira Legislatura, a cargo do prefeito Evaldo Loose, houve a construção do andar superior.

Após a inauguração do atual Centro Administrativo, em 1982, a antiga Prefeitura abrigou o Fórum, instalado no Município em 1986. Mais tarde, a Câmara de Vereadores utilizou o prédio de dezembro de 1998 a junho de 2017.

Os projetos arquitetônico, estrutural e luminotécnico para o Centro Cultural Proarte foram desenvolvidos pelos escritórios Rodrigo Buglione, Andrey Vargas, Virto Arquitetura e Agrega Engenharia.

O Executivo deve remeter em breve projeto de lei pedido aos vereadores autorização para o recebimento do projeto em doação oficialmente. Em seguida, um edital deve ser lançado para buscar empresas interessadas em executar a obra.

Para o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, trata-se de “uma iniciativa maravilhosa, que demonstra zelo por um ponto histórico e supre uma defasagem do Município por um espaço estruturado para realizações artísticas e culturais”.

A recuperação deste espaço será de extrema importância”, diz o prefeito Everson Kirch. “Primeiro por ser um local de muita história dentro do município de Carlos Barbosa. Segundo por criar um espaço diferenciado e voltado para a promoção da cultura do povo barbosense que terá ambiente adequado para amostras culturais, pequenas e médias apresentações, espaço para ensaios musicais, teatrais, entre outras formas de arte.”