Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Educação 14 de Abril de 2021 às 16:42

Pandemia: Secretaria da Educação prepara plano de ação para minimizar efeitos negativos aos alunos


Cientes de que a pandemia continua afetando todas as áreas, a
Secretaria Municipal da Educação criou um plano de ação com o intuito de
reduzir os efeitos negativos que a pandemia gerou no desenvolvimento dos alunos.


Entre os objetivos do projeto, além do citado anteriormente, também está o auxílio aos docentes na correção do fluxo de aprendizagem dos alunos com dificuldades, além de realizar a compra de materiais necessários para tal; Trabalhar as diversas ramificações do PSE-Programa da Saúde na Escola; Combate ao Aedes Aegypti; Combate à obesidade infantil; Exames de visão (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde); Prevenção e combate a Covid-19; Cultura da Paz através dos Círculos da Justiça Restaurativa (num primeiro momento os círculos serão online); Hora do conto virtual, com professoras convidadas focando no incentivo à leitura, já pensando na feira do livro, em parceria com a PROARTE.

A justificativa do projeto se dá segundo o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC), que é programa do MEC, e tem objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade ou até o 3° ano ao Ensino Fundamental, instituído pela portaria n° 867 de abril de 2007, que fala sobre a implementação do Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação e Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), aprovado pela Lei n° 13.005 de 25 de abril de 2014. De acordo com o Manual do Pacto (2012), entre as ações fundamentais para cumprir as metas estão: a contratação de profissionais qualificados e a compra de materiais didáticos e pedagógicos apropriados.

O projeto pretende contratar três psicopedagogas para atender nas escolas da rede municipal que ficarão responsáveis pelas avaliações, diagnósticos, intervenções, entre outras ações. Prevê também, a contratação de duas psicólogas responsáveis pela confirmação dos pré-diagnósticos realizados pelos professores e psicopedagogos, dando continuidade, de maneira adequada e profissional às crianças indicadas.

Além disso, será realizada compra de materiais para trabalhos feitos com crianças que não conseguiram desenvolver suas inteligências múltiplas na idade adequada.

A fomentação das estruturas escolares em parceria com o Sicredi Fundo Social e a União Faz a Vida, para a Educação Infantil, também são estratégias positivas deste projeto.

A previsão de investimento da Secretaria da Educação, unindo todas as contratações e compras de materiais didáticos, resulta em R$ 55.200,00. Lembrando que, tais contratações podem ser temporárias.

Os atuais atendimentos realizados pela APAE - Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - auxilia em grande parte no atendimento de alunos com necessidades especiais, no entanto, o momento requer uma ação mais incisiva e dentro do ambiente escolar.

O projeto foca no contato frequente entre professores e alunos, no atual momento, pelas redes sociais, para ampliar os vínculos afetivos.

Será realizada ao menos uma reunião online por trimestre, com os pais de alunos, para entrega de resultados.

Além disso, palestras e podcasts, discutindo temas atuais e atrativos para as famílias, serão preparadas, deixando claro que é de extrema importância assumir a responsabilidade quanto ao impacto causado pela educação na vida das pessoas.

Mais informações com a Secretaria da Educação pelo fone 54 3433-2966.

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé