O Centro Municipal de Saúde conta com duas novas medidas para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde verificou ser inadequado que pacientes com sintomas respiratórios circulassem no mesmo espaço que outros pacientes da unidade e criou um ambulatório específico.
Conforme explica a secretária Lenice Sberse Nery, uma sala lateral foi isolada para receber os pacientes que indiquem sinais ou sintoma de síndrome gripal. O local recebeu faixas indicativas e uma tenda para espera enquanto o atendimento acontece em ambiente separado das demais dependências do posto.
“Ali é verificada a temperatura e, na sala, o paciente recebe atendimento de enfermagem, médico e passa por coleta para exames“, diz Lenice. “Com este fluxo separado, em nenhum momento o paciente com suspeita de covid entra em contato com outros pacientes.”
Em outra iniciativa, a secretária determinou a instalação de um aparelho gerador de ozônio de ambiente na sala exclusiva para atendimento da covid-19.
“A pandemia do coronavírus pode ser minimizada com a utilização do gás ozônio nas áreas onde os pacientes são atendidos. É como se fosse um nebulizador. O ozônio torna o ambiente livre de micro-organismos patogênicos e dá mais proteção e segurança aos pacientes e funcionários“, explica Lenice.
Férias de servidores e feriados de fim de ano objetivaram as mudanças com as readequações devidas.
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.
O formulário de participação e os documentos que explicam o processo estão nos links da matéria.
Cinco secretários ainda faltavam ser oficializados para a administração que inicia em 2025. No total, são 12 secretarias, mais a Proarte, que agora se integram ao Gabinete para o início da gestão.
Incompatibilidade de agendas, condições climáticas adversas e outros fatores, impedem a realização.