Segurança e Trânsito 26 de Dezembro de 2023 às 15:49

O ano de 2023 na Secretaria de Segurança e Trânsito

Série de reportagens aborda os trabalhos das pastas durante o ano.

A Administração Municipal apresenta uma sequência de matérias que destacam as realizações de 2023 em todas as Secretarias Municipais. Essas reportagens enaltecem as contribuições de cada setor, além de proporcionar aos cidadãos informações sobre as atividades em andamento em diversos âmbitos do município.

Apresentamos as ações da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, que listou as principais atividades da pasta.

• Viatura Discreta: Em 2023, foi realizada a entrega de uma nova viatura para a Delegacia de Polícia de Carlos Barbosa. O veículo, ano 2023, 0 km, foi adquirido com recursos municipais e repassado para ser utilizado em trabalhos estratégicos, ou seja, sem qualquer identificação policial.

• Atualização da Central Telefônica: Em 2023, aconteceu a troca da plataforma de gerenciamento da telefonia interna da Prefeitura. Essa melhoria possibilitou aprimorar o atendimento ao público.

• 100% de Lâmpadas LED: A Secretaria de Segurança e Trânsito, completou 100% da troca das luminárias comuns de vapor de sódio por novas luminárias brancas de tecnologia LED, em Arcoverde. No final de 2022, a substituição por LED iniciou pela Estrada Geral de Arcoverde, onde foram trocadas 18 unidades dos modelos antigos. Neste ano, as novas instalações iniciaram em janeiro, concluindo o trabalho com 138 das luminárias comuns substituídas. Outras localidades também estão recebendo lâmpadas de LED como: Santa Clara Baixa, São Luiz, Forromeco, Desvio Machado, Paraguaçú e Torino.

• Novas Paradas de Ônibus: A Secretaria concluiu a aquisição e instalação de 10 novos abrigos de paradas de ônibus, somando-se às 39 unidades de modelo em acrílico azul adquiridas entre 2021 e 2023. Essas estruturas foram instaladas na área urbana e rural do Município. Além dessas novas unidades, a Secretaria realizou manutenções nos abrigos de paradas de tijolo e concreto (modelo colonial) instalados em anos anteriores, que estavam danificados por vândalos ou deteriorados pelo tempo em vários pontos da cidade. Agora o Município conta com um total de 100 abrigos de paradas de ônibus estrategicamente posicionados.

• Guarda Municipal: Entrou em operação no dia 20 de dezembro a Guarda Municipal de Carlos Barbosa, contando com oito agentes designados para diversas atribuições essenciais. Eles atuam na guarda do patrimônio público, policiamento escolar, brigada de incêndio, defesa civil, prevenção de crimes, prestação de primeiros socorros, apoio a instituições e assistência social, além de oferecer suporte em eventos municipais, entre outras responsabilidades.

Os agentes passaram por treinamento abrangente para lidar com uma ampla gama de situações que possam surgir no exercício de suas funções. O Município tem uma equipe preparada e qualificada para auxiliar a manter a segurança e tranquilidade da cidade.

• Complexo de Segurança: Foi apresentado o projeto para o local que abrigará a Brigada Militar, Polícia Civil e a Secretaria de Segurança e Trânsito em prédios separados em um terreno de 5.638,59 m², com 2.727,78 m² construídos. A infraestrutura foi estrategicamente planejada, posicionando a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito entre os prédios da Brigada Militar e da Delegacia de Polícia. Cada prédio foi projetado para atender às necessidades específicas de cada instituição: o da Brigada Militar terá áreas administrativas e alojamentos, o da Secretaria Municipal incluirá salas para o público, servidores e espaço para a Guarda Municipal, enquanto a Delegacia de Polícia contará com áreas de atendimento e plantão.

• Semáforo para Pedestres: Em andamento um estudo para avaliar a viabilidade de instalar um semáforo para pedestres em uma via de intenso tráfego veicular, principalmente em horários específicos. O local considerado para receber esse semáforo é a rua Júlio de Castilhos, próximo ao Mercado Agropecuário.

Outras realizações

• Credenciais de Estacionamento: Emissão de 160 novas credenciais e renovação de 224 para idosos e pessoas com deficiência (PcD).

• Atendimento para Substituição de Lâmpadas: Realização de 510 atendimentos por telefone e WhatsApp, abrangendo 238 na cidade e 272 no interior.

• Suporte em Eventos Municipais: Auxílio operacional em eventos locais, especialmente na gestão do trânsito.

• Apoio a Entidades Subvencionadas: Coordenação e assistência às entidades que recebem apoio na área de segurança e trânsito.

• Regulação dos Táxis: Controle e supervisão dos serviços de táxis no município.

• Manutenção da Sinalização Viária: Pinturas e instalação de placas para aprimorar a sinalização nas ruas.

• Atuação em Eventos Climáticos: Apoio da Defesa Civil durante eventos climáticos, oferecendo assistência à população.

• Melhorias no Videomonitoramento: Aprimoramentos e atualizações no sistema de videomonitoramento urbano. Novas câmeras foram instaladas no Município, e a sala de videomonitoramento recebeu televisores e computadores de última geração.

Acompanhe a série de reportagens ao longo dos próximos dias, e veja as realizações de todas as Secretarias Municipais no ano de 2023.

Arte: Sandro Darsie