Planejamento, Serviços e Vias Urbanas 21 de Dezembro de 2023 às 17:00

O ano de 2023 na Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas

Série de reportagens aborda os trabalhos das pastas durante o ano.

A Administração Municipal apresenta uma sequência de matérias que destacam as realizações de 2023 em todas as Secretarias Municipais. Essas reportagens enaltecem as contribuições de cada setor, além de proporcionar aos cidadãos informações sobre as atividades em andamento em diversos âmbitos do município.

Apresentamos as ações da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, que listou as principais atividades da pasta.

Parceria com moradores na pavimentação de ruas e passeios públicos: A Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas promove parceria com moradores para a construção de calçamento e passeios em ruas da cidade e interior, auxilia os moradores na preparação da cancha e fornecimento de pó de brita para a construção de passeios públicos.

As ruas Padre Ernesto Nicolau Roman, Padre Pedro Piccoli, Madre Paulina e João Paulo I, localizadas no Bairro Triângulo, a Rua Irmã Camila Parmagnani, no Bairro Aparecida e a Rua França, no Bairro Ponte Seca, divisa com o Bairro Fátima, foram contempladas por essas melhorias.

Entre 2022 e 2023, foram instalados aproximadamente 6.460m² de novos calçamentos, realocando 4.317m² de pavimentação já existente, além de 1.280m² de calçadas em terrenos públicos.

Trabalhos diários na ampliação e manutenção do saneamento básico: Em 2023, a Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas substituiu mais de 1.300 metros de tubulações em diversas vias do Município.

Destacam-se, entre as atividades já executadas, a substituição de 18 tubos de 30 centímetros na Rua Angelo Darsie, situada no Loteamento Dei Fiori, bem como a instalação de uma caixa para captação de água e escoamento na Estrada Prefeito José Chies, no sentido a Torino. Também foram instaladas três caixas de drenagem na Rua Nilo Emílio Guerra, localizada no Bairro Ponte Seca.

Adicionalmente, foi realizada a troca de 17 tubos de 30 centímetros de diâmetro na Rua Walter Jobim, localizada entre os bairros Centro e Planalto. Esta via passou por um processo de compactação do calçamento, que foi refeito em virtude das intervenções realizadas na rede de drenagem.

Dentre as melhorias realizadas em diversas vias, foi realizada manutenção nos sistemas de drenagem em alguns locais, como nas ruas Padre Anchieta, Juscelino Kubitschek, Floriano Peixoto, Francisco Darrigo e Bom Princípio, além de trecho no Beco do Francês no Centro. Houve também a conclusão da tubulação que conecta a rua Catarina Mantovani com Ivo Tramontina, escavação de calçada na rua 21 de Abril e reposição de paralelepípedos na interseção entre Dr. Carlos Barbosa e Ivo Tramontina.

Columbários: 40 novos columbários foram instalados no Cemitério Público Municipal Jardim da Paz, utilizando recursos próprios do município. Essa iniciativa visa atender à crescente demanda por alternativas de sepultamento e se alinha ao Programa de Cremação Social do município.

Guarda – Corpos: Os Guarda-corpos receberam a nova pintura na cor amarela, utilizada para indicar “cuidado”. Eles estão localizados em áreas com alta circulação de pedestres – Rua Ivo Tramontina, ao lado do Centro Municipal de Saúde e ao lado da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e vias Urbanas.

Triturador de Galhos: Antes eram necessárias cerca de 08 a 10 viagens diárias com um caminhão, passando por vários bairros da cidade recolhendo os galhos e levando até um terreno municipal onde eram acondicionados. Com a introdução do novo equipamento, o caminhão segue para vários bairros em uma única vez, onde os galhos e troncos de até 30 cm de diâmetro são triturados e o material resultante se transforma em um ótimo composto para ser utilizado nas praças e demais áreas do município.

Recolhimento de móveis antigos: A Secretaria também realiza recolhimento de moveis – sempre às sextas-feiras – mediante aviso do cidadão. Em 2023 foram recebidos aproximadamente 480 pedidos para recolhimento de móveis.

• Fiscalização: Durante o ano de 2023, o setor de fiscalização da Secretaria, supervisionou o cumprimento das normas referentes ao uso do solo, zoneamento, loteamentos, meio ambiente, de construções particulares e de órgãos públicos estaduais e federais.

Acompanhe a série de reportagens ao longo dos próximos dias, e veja as realizações de todas as Secretarias Municipais no ano de 2023.

Arte: Sandro Darsie