Assistência Social e Habitação 14 de Dezembro de 2023 às 17:00

O ano de 2023 na Secretaria da Assistência Social e Habitação

Série de reportagens aborda os trabalhos das pastas durante o ano.

A Administração Municipal iniciou esta semana uma sequência de matérias que destacam as realizações de 2023 em todas as Secretarias Municipais. Essas reportagens enaltecem as contribuições de cada setor, além de proporcionar aos cidadãos informações sobre as atividades em andamento em diversos âmbitos do município.

Apresentamos as ações da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação que listou as principais atividades da pasta:

Campanhas de Arrecadação:

• 800 kg de alimentos arrecadados em colaboração com o Grupo de Apoio de Amigos Voluntários de Carlos Barbosa (GAAV);
• 2.520 peças de cobertores e agasalhos doados ao GAAV e ao Movimento Assistencial Barbosense (MAB);
• Campanha de doações para a cidade de Caraá, com coleta de diversos itens;
• 15 cargas de doações enviadas para áreas afetadas após ciclone extratropical e apoio de 100 voluntários em cidades atingidas;
• 171 brinquedos novos doados ao Instituto do Câncer Infantil e 15 cestas natalinas entregues ao GAAV.

Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra:

• Oferece oito oficinas semanais para 1.969 idosos cadastrados;
• Evento FestiQueijo dos Idosos reuniu 1.100 participantes em 2023;
• Investimento de R$150.000,00 do Fundo Estadual da Pessoa Idosa e R$319.566,90 do Município para melhorias estruturais do prédio que funciona o Centro de Convivência, incluindo acessibilidade.

Setor da Habitação:

• Campanha de arrecadação de materiais de construção;
• Iniciativas de conscientização sobre prevenção de incêndios.

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social):

• Mais de 1.278 atendimentos até novembro;
• Visitas domiciliares, suporte a situações de violação de direitos e acompanhamento de demandas do Ministério Público;
• Participação em reuniões de Rede de Atendimento à proteção de crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência e parcerias com entidades como Brigada Militar, Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social):

• Continuação dos Benefícios Eventuais para famílias em situação de vulnerabilidade;
• Auxílio-alimentação (cestas básicas), auxílio-natalidade, auxílio-funeral e auxílio-passagem;
• Apoio socioemocional, visitas domiciliares, oficinas de integração social e suporte psicossocial;
• Realização de encontros denominados “Rodas de Conversa” nas comunidades do interior.

Outras Ações Significativas

Conselho Tutelar: Atuação constante na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, realizando visitas domiciliares, aplicação de medidas protetivas e eleição de novos conselheiros.
Agosto Lilás: Mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, marcado por ações como peças teatrais e campanhas educativas em parceria com outras entidades municipais.

Além disso, foram promovidas atividades específicas em datas significativas, como o Mês da Mulher em março, que proporcionou integração com a comunidade. Em maio, houve conscientização sobre o “Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes” e o período foi encerrado com o Setembro Amarelo, destacando a ação “Dia do Abraço”.

Conferência Municipal da Assistência Social: Um evento focado em fortalecer os laços entre os serviços socioassistenciais e promover a igualdade de acesso aos serviços, abordando temas de inclusão, diversidade e igualdade racial.

SINE: Realizou o Feirão de Emprego, no mês de agosto, onde 85 pessoas foram atendidas e 19 realocadas no mercado de trabalho nos mais variados setores da indústria, comércio e serviços. Durante o ano até o final do mês de novembro 284 pessoas foram contratadas.

Acompanhe a série de reportagens ao longo dos próximos dias, e veja as realizações de todas as Secretarias Municipais no ano de 2023.

Foto: Anna X. Bordin