Nesta quarta-feira (05) pela manhã, a Assessoria de Imprensa da prefeitura acompanhou a equipe de recolhimento de galhos do Município para conhecer o novo equipamento que tritura galhos transformando em serragem e composto orgânico. Anteriormente, uma grande quantidade de galhos, caules, troncos e sobras de plantas eram recolhidos e levados até um terreno municipal para deixá-los secar.
Conforme o responsável pela equipe, Giolvani Tibola, antes eram necessárias cerca de oito a 10 viagens diárias com um caminhão, passando por vários bairros da cidade recolhendo os galhos e levando até um terreno municipal onde são acondicionados. Com a introdução do novo equipamento, o caminhão segue para vários bairros em uma única vez, onde os galhos e troncos de até 30 cm de diâmetro são triturados e o material resultante se transforma em um ótimo composto para ser utilizado nas praças e demais áreas do município.
O equipamento
O triturador de galhos da marca Lippel, modelo PTU 300, foi adquirido com recursos do Município, em um investimento de R$ 282.000,00. Ele tritura os galhos recolhidos após a poda ou corte de árvores, transformando-os em pedaços bem pequenos. Após triturados, servem para produzir adubo orgânico.
Vale lembrar que a equipe passou por treinamento no manuseio do equipamento.
Veja neste vídeo como ele funciona.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Os três primeiros colocados em cada modalidade, garantirão vaga na final do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Torres.
Confira as orientações e procedimentos para garantir o transporte escolar dos seus filhos neste próximo ano letivo.
População barbosense votou a favor do equipamento e sugeriu a instalação de mais unidades em outros pontos centrais, além de ajustes no temporizador.
Encontro sobre saúde mental será realizado nesta terça-feira (21) na Praça da Estação, com a presença de profissionais da área.
A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.
Administração Municipal saberá a satisfação dos usuários quanto ao equipamento, no uso diário de pedestres e motoristas.
Parceria entre a Prefeitura e os moradores, possibilitou a obra da via que une as ruas Independência e João Dêntice no Bairro Triângulo.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.