Nesta quarta-feira (05) pela manhã, a Assessoria de Imprensa da prefeitura acompanhou a equipe de recolhimento de galhos do Município para conhecer o novo equipamento que tritura galhos transformando em serragem e composto orgânico. Anteriormente, uma grande quantidade de galhos, caules, troncos e sobras de plantas eram recolhidos e levados até um terreno municipal para deixá-los secar.
Conforme o responsável pela equipe, Giolvani Tibola, antes eram necessárias cerca de oito a 10 viagens diárias com um caminhão, passando por vários bairros da cidade recolhendo os galhos e levando até um terreno municipal onde são acondicionados. Com a introdução do novo equipamento, o caminhão segue para vários bairros em uma única vez, onde os galhos e troncos de até 30 cm de diâmetro são triturados e o material resultante se transforma em um ótimo composto para ser utilizado nas praças e demais áreas do município.
O equipamento
O triturador de galhos da marca Lippel, modelo PTU 300, foi adquirido com recursos do Município, em um investimento de R$ 282.000,00. Ele tritura os galhos recolhidos após a poda ou corte de árvores, transformando-os em pedaços bem pequenos. Após triturados, servem para produzir adubo orgânico.
Vale lembrar que a equipe passou por treinamento no manuseio do equipamento.
Veja neste vídeo como ele funciona.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Serviço pretende auxiliar a comunidade na regularização de tributos em atraso.
Com obras já em andamento, prefeito Kirch entregou documento ao Estado, solicitando a doação de área sem uso para ampliação do pátio da escola.
Projeto implementará a Clínica das Especialidades diretamente no local, faciltando o atendimento.
Os documentos não serão enviados até a residência dos produtores. Devem ser solicitados presencialmente, ou pelo WhatsApp, ou ainda acessar o portal do cidadão no site do Município.
Capacitação fortalece a rede de proteção e prepara profissionais para enfrentar desafios na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Cerca de 10 árvores tiveram suas cascas cortadas e receberam a aplicação de um produto químico, com o objetivo de secá-las.
Faixas amarelas já são pintadas para evitar que veículos estacionem durante a realização das obras de drenagem.
A arrecadação municipal dos valores é revertida em melhorias para a cidade, garantindo investimentos em serviços públicos essenciais.