Saúde 24 de Novembro de 2023 às 13:45

Novembro: Destaques das atividades da Secretaria Municipal da Saúde

Novembro foi marcado por diversas ações realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde

Durante o mês de novembro, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma série de atividades significativas no Município, fortalecendo o cuidado e a conscientização do cidadão. Três eventos destacaram-se pela relevância e impacto positivo nas áreas de saúde e bem-estar.

Projeto Pertencer

O evento “Pertencer”, realizado no sábado (11) na unidade do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial (CEMAPS), concentrou-se na segurança emocional no ambiente de trabalho, proporcionando atividades que promoveram o bem-estar dos participantes.

Essa iniciativa foi possível graças à doação de materiais realizada pela Vice-Prefeita Beatriz Martin Bianco e pela Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona. O evento contou com a presença e apoio da psicóloga Luciane Rippel e da coordenadora do CEMAPs, Franciela da Fré Zanatta.

Cuidando da saúde dos idosos

Na terça-feira (14), na Praça do Hermelindo Pizzoli, no bairro Vila Nova, o evento dedicado ao Dia Mundial da Diabetes proporcionou testes de glicemia, verificação da pressão arterial e rodas de conversas conduzidas por profissionais de saúde. A abordagem multidisciplinar enfatizou a importância da alimentação adequada, armazenamento correto de medicamentos e a prática de exercícios na prevenção e gestão de doenças.

O tema “Educar para Proteger o Futuro” reflete o compromisso em proporcionar conhecimento e recursos para a comunidade, promovendo uma abordagem preventiva em relação à diabetes através do programa Bem Cuidar.

Novembro Azul em Arcoverde: Cuidado, Prevenção e Conscientização

O evento em prol da conscientização sobre a saúde masculina, realizado em 16 de novembro na Unidade de Saúde de Arcoverde, destacou a importância do cuidado preventivo e da quebra de estigmas. A ênfase na detecção precoce de doenças e a mudança de hábitos para uma vida mais saudável foram temas centrais, além da apresentação dos serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em colaboração com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Durante o evento, foram abordadas questões cruciais relacionadas à prevenção de doenças específicas, ressaltando a importância da detecção precoce e da mudança de hábitos para uma vida mais saudável. O envolvimento ativo da comunidade enriqueceu a ocasião, reafirmando o compromisso de todos com a promoção da saúde e o combate a falta de informação que frequentemente envolve questões ligadas à saúde masculina.

A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, reforça: “Nossa equipe está comprometida em continuar promovendo iniciativas educativas e de cuidado com a saúde na comunidade. Contamos com o apoio e engajamento de todos para garantir o bem-estar futuro”.

Fotos: Secretaria da Saúde