Projetos Públicos 16 de Outubro de 2023 às 18:03

Município segue com pavimentação em diversas ruas

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Públicos, informa que as melhorias nas vias da cidade seguem acontecendo. É importante salientar que, a instabilidade do clima dos últimos dias interfere diretamente no andamento e no prazo da entrega das obras, principalmente com a aplicação de camada de regularização e camada final de asfalto ou ainda a pintura da sinalização viária.

Veja, abaixo as obras que estão sendo realizadas:

Rua 21 de abril

A extensão da pavimentação entre as ruas São Sebastião e Caxias do Sul abrange aproximadamente 700 metros. Neste projeto, foram efetuadas melhorias na infraestrutura de drenagem local, incluindo a substituição de tubulações danificadas e caixas de drenagem já existentes.

Os recursos financeiros destinados a esses empreendimentos somam um total de R$1.304.524,41. Deste montante, R$ 1.065.668,41 provêm de recursos municipais, enquanto R$ 238.856,00 são oriundos de fontes federais.

Na última semana, iniciou a fase de reperfilagem asfáltica, cujo objetivo é corrigir quaisquer imperfeições na pista. A execução da camada de asfalto final está programada para começar nos próximos dias. Além disso, está prevista uma melhoria na sinalização viária existente, com a instalação de placas de trânsito e marcações na pista, como faixas de rolamento e faixas de pedestres, a fim de promover uma maior organização e segurança no tráfego.

Também serão realizadas obras de acessibilidade nos passeios públicos que atualmente não atendem as normas de acessibilidade.

• Rua Independência

A pavimentação asfáltica da via que conecta as Ruas Almirante Barroso e Santo Ernesto Fachini em uma extensão de cerca de 800 metros, desempenha um papel crucial ao ligar os Bairros Centro e Triângulo.

Os trabalhos nessa via se concentram na melhoria dos sistemas de drenagem já existentes, na instalação de novos bueiros, na correção de meio-fios danificados e na eliminação de irregularidades na superfície da rua. Após, está prevista a aplicação de uma nova camada de asfalto, incluindo reperfilagem e camada final, bem como a instalação de sinalização vertical e horizontal na via.

O investimento total para esse projeto de pavimentação asfáltica na Rua Independência será de R$1.009.982,74, provenientes dos recursos da Administração Municipal

Três vias estão sendo pavimentadas entre os Bairros Centro e Aparecida

A Rua Marechal Floriano Peixoto possui uma extensão de 740 metros, começando na interseção com a Rua Buarque de Macedo. A Rua Irmã Antônia Venturini, que tem uma extensão de 310 metros, conecta a Rua Floriano Peixoto à Rua Monte Castelo. Além disso, a Rua 15 de Novembro, com 90 metros de extensão, estende-se da Rua Floriano Peixoto até a Rua Padre Anchieta.

As melhorias na infraestrutura se concentram principalmente na substituição e instalação de tubulações e bueiros. Nas áreas onde a fase de drenagem foi concluída, já foi aplicada uma camada de reperfilamento, e nos próximos dias, essa camada será estendida para o restante do trecho. A aplicação da capa asfáltica está programada para o final deste mês.

Além disso, está prevista a implementação de sinalização vertical e horizontal das vias.

Buarque de Macedo

A recuperação da rua Buarque de Macedo, já foi realizada no trecho entre a rua Fernando Ferrari e a rotatória em frente ao mercado da Santa Clara, a obra teve que ser interrompida devido às condições climáticas, porém, o restante do trecho que se estende até a Travessa Santa Luiza será retomado nos próximos dias.

As obras das ruas Marechal Floriano Peixoto, Irmã Antônia Venturini, 15 de Novembro e Buarque de Macedo estão no mesmo contrato, com investimento total de R$2.557.462,87, provenientes dos recursos municipais.

Fotos: Secretaria de Projetos Públicos