A cerimônia homenageia os 199 anos de Independência.
Na manhã desta quarta-feira, 18, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte realizou o ato de entrega da octagésima quarta Centelha do Fogo Simbólico da Pátria. Por volta de 10h30 o Fogo chegou a Rua Coberta, no veículo da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes na cerimônia, o Prefeito Everson Kirch, a Vice-Prefeita Beatriz Martin Bianco, o Comandante da Liga da Defesa Nacional Paulo Pretto, o Presidente da Câmara de Vereadores Enio Grolli, o Comandante do Pelotão da Brigada Militar Gualcir Candaten e o Coordenador da Defesa Civil Francisco Sperb Junior.
Também estiveram presentes na solenidade, os secretários municipais Augusto Denicol Perera, Claudia Pozza, Christian Krolow Carniel, Fabio Rogerio Basso, Jurandir Bondan e o Diretor-presidente da Proarte Eliseu Demari.
Este ano, o ato de entrega do Fogo Simbólico marca os 199 anos de Independência, tendo como tema nacional o Hino Nacional Brasileiro e como tema regional e municipal, a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial.
O tema regional do ato de entrega trata sobre a Força Expedicionária Brasileira, especialmente os “pracinhas” gaúchos que combateram durante a Segunda Guerra, deixando um legado heróico. Cerca de dois mil gaúchos participaram da constituição da Força Expedicionária Brasileira, que efetivou a ação na Segunda Guerra, no ano de 1944.
Pela ligação local com a Força Expedicionária, o município reverencia a memória de três barbosenses que foram enviados para combater na Itália, Alberto Nazareno Ceratti, Dalardino Deitos e Telini Maria Tenedini. Também estiveram presente, participando da homenagem, os familiares dos expedicionários, Jair Ceratti, Mariangela Deitos Berté, Edemar Tenedini e Clarêncio Tenedini.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.
Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Prazo para regularização cadastral vai até o dia 25 de abril.
Iniciadas em 15 de abril, obras pretendem facilitar acesso a comunidades do interior do município.
Procissão percorreu 3 km entre o Centro e o Morro Calvário
Itens são destinados a famílias de baixa renda do município, vinculadas ao Cadastro Único.
Nesta primeira etapa, os jogos acontecerão nas modalidades Tênis de Mesa e Atletismo.