Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Projetos Públicos 28 de Abril de 2020 às 11:33

Município realiza coleta de lixo eletrônico nos bairros e comunidades do interior


A Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Projetos Públicos e Meio Ambiente, está promovendo nos bairros e comunidades do interior, o Ecoponto Móvel. A iniciativa integra a campanha do CISGA – Consórcio Integrado de Sustentabilidade da Serra Gaúcha, que visa auxiliar ainda mais no descarte correto de lixo eletrônico, tendo em vista que o mesmo possui substâncias altamente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Assim, foi criado para este ano um cronograma de recolhimento dividido em cinco datas. A primeira coleta, ocorrida no dia 09 de março, contemplou os bairros Aparecida e Ponte Seca. Na ocasião foram recolhidos cerca de 291 kg de lixo eletrônico, separados pelas linhas marrom, azul e branca.

A próxima coleta será realizada no dia 11 de maio, nos bairros São Paulo e Fátima. Na parte da manhã, o ponto de recolhimento acontecerá em frente a EMEI Gotinhas de Amor, no bairro Fátima, e a tarde, será na Academia da Saúde do bairro São Paulo. Confira abaixo o cronograma do Ecoponto Móvel:

11/05/20: Bairros São Paulo e Fátima;
13/07/20: Bairros Vila Nova, Navegantes e Imigrantes;
14/09/20: Bairros Bela Vista, Aurora e Triângulo;
09/11/20: Torino e Arcoverde.

Importante destacar que além desta iniciativa, a Prefeitura de Carlos Barbosa conta com o Ecoponto fixo, localizado na antiga garagem do prédio da Administração Municipal. No local, os barbosenses podem descartar materiais como: computadores, impressora, celulares, TVs, DVDs, VHS, equipamentos de áudio, geladeiras, freezers, máquinas de lavar roupas, ar-condicionado, além de outros aparelhos menores como: batedeira, liquidificador e ferro de passar.

O que não pode ser descartado no Ecoponto: pilhas, cartuchos, toners, latas de tinta, pneus e lâmpadas, estes resíduos por sua vez devem ser devolvidos no local da compra de acordo com a legislação federal.

Mais informações podem ser obtidas através do fone 3461-8879.


Os equipamentos eletroeletrônicos que geram o chamado lixo eletrônico, compreendem 4 linhas de produtos:

linha branca: refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar;
linha marrom: monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras;
linha azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras;
linha verde: computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.


Texto: Daiane Altíssimo
Imagem: Divulgação

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé