A Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Projetos Públicos e Meio Ambiente, está promovendo nos bairros e comunidades do interior, o Ecoponto Móvel. A iniciativa integra a campanha do CISGA – Consórcio Integrado de Sustentabilidade da Serra Gaúcha, que visa auxiliar ainda mais no descarte correto de lixo eletrônico, tendo em vista que o mesmo possui substâncias altamente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
Assim, foi criado para este ano um cronograma de recolhimento dividido em cinco datas. A primeira coleta, ocorrida no dia 09 de março, contemplou os bairros Aparecida e Ponte Seca. Na ocasião foram recolhidos cerca de 291 kg de lixo eletrônico, separados pelas linhas marrom, azul e branca.
A próxima coleta será realizada no dia 11 de maio, nos bairros São Paulo e Fátima. Na parte da manhã, o ponto de recolhimento acontecerá em frente a EMEI Gotinhas de Amor, no bairro Fátima, e a tarde, será na Academia da Saúde do bairro São Paulo. Confira abaixo o cronograma do Ecoponto Móvel:
11/05/20: Bairros São Paulo e Fátima;
13/07/20: Bairros Vila Nova, Navegantes e Imigrantes;
14/09/20: Bairros Bela Vista, Aurora e Triângulo;
09/11/20: Torino e Arcoverde.
Importante destacar que além desta iniciativa, a Prefeitura de Carlos Barbosa conta com o Ecoponto fixo, localizado na antiga garagem do prédio da Administração Municipal. No local, os barbosenses podem descartar materiais como: computadores, impressora, celulares, TVs, DVDs, VHS, equipamentos de áudio, geladeiras, freezers, máquinas de lavar roupas, ar-condicionado, além de outros aparelhos menores como: batedeira, liquidificador e ferro de passar.
O que não pode ser descartado no Ecoponto: pilhas, cartuchos, toners, latas de tinta, pneus e lâmpadas, estes resíduos por sua vez devem ser devolvidos no local da compra de acordo com a legislação federal.
Mais informações podem ser obtidas através do fone 3461-8879.
Os equipamentos eletroeletrônicos que geram o chamado lixo eletrônico, compreendem 4 linhas de produtos:
– linha branca: refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar;
– linha marrom: monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras;
– linha azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras;
– linha verde: computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.
Texto: Daiane Altíssimo
Imagem: Divulgação
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.
Agentes estão trabalhando diariamente próximos aos munícipes em pontos específicos da cidade e das localidades.
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.