A cultura barbosense pode comemorar o ganho de mais um incentivo. Foi firmado em dezembro de 2019, o convênio de fomento e apoio para difusão cultural em projeto, através de parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria Estadual de Cultura e a Administração Municipal através da Fundação de Cultura e Arte – Proarte. O convênio visa o desenvolvimento de ações de incentivo à música, canto coral e pesquisa sobre a história das origens dos vários povos que colonizaram o município.
O Fundo de Apoio à Cultura (FAC), destinará R$ 50mil para o município que terá uma contrapartida de R$ 25mil. De acordo com o Diretor-Presidente da Proarte, Dayan Santarosa, o projeto intitulado “Juntos na Diversidade: salvaguarda das línguas maternas e estímulo ao plurilinguismo através do canto coral nas escolas”, será executado ao longo de 2020 em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. E será apresentado no próximo dia 14 de fevereiro, para os professores da rede Municipal de Ensino.
145 anos dos Italianos, Poloneses e Suíços
O Município de Carlos Barbosa, têm várias etnias em sua base de formação e por meio da música, especificamente o canto coral, parte desta história será resgatada e contada por meio de oficinas específicas para alunos, professores e musicistas locais. Em 2020 completam-se ainda os 145 anos da imigração dos poloneses e italianos no Rio Grande do Sul, desta forma neste projeto a Proarte trabalha em parceria com a Associação Trevisani Nel Mondo para a realização de um evento em maio.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone, 3433.2181 na Fundação de Cultura e Arte – Proarte.
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Jaqueline Camillo | Daiane Altíssimo
Os três dias de encontro, servem para aprimorar as práticas pedagógicas entre os educadores municipais
Jogos de futsal e voleibol são os destaques nas atividades oferecidas aos alunos antes do início das aulas.
Quem optar pelo pagamento à vista, até o dia 28/02/2025, garante um desconto de 20% no valor do ISS Fixo. Há ainda a possibilidade de efetuar o pagamento em nove parcelas mensais, com vencimento inicial em 15 de abril.
Com a realização do evento, o estacionamento e o trânsito serão alterados no entorno do local.
Quadro se completa com a chegada do subprefeito de Santo Antônio de Castro, na próxima segunda, dia 10.
Além de eventos musicais, o CCI oferece durante o ano, exercícios físicos, danças, expressão corporal, vocal e artesanato, que auxiliam para uma vida mais saudável na terceira idade.
A apresentação dos documentos deve ser realizada a cada três anos para imóveis localizados em zona urbana, cuja destinação seja rural.
Alteração já vale a partir de hoje. Adequação foi sugerida pelo engenheiro de tráfego contratado para averiguações na mobilidade urbana da cidade.