A cultura barbosense pode comemorar o ganho de mais um incentivo. Foi firmado em dezembro de 2019, o convênio de fomento e apoio para difusão cultural em projeto, através de parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria Estadual de Cultura e a Administração Municipal através da Fundação de Cultura e Arte – Proarte. O convênio visa o desenvolvimento de ações de incentivo à música, canto coral e pesquisa sobre a história das origens dos vários povos que colonizaram o município.
O Fundo de Apoio à Cultura (FAC), destinará R$ 50mil para o município que terá uma contrapartida de R$ 25mil. De acordo com o Diretor-Presidente da Proarte, Dayan Santarosa, o projeto intitulado “Juntos na Diversidade: salvaguarda das línguas maternas e estímulo ao plurilinguismo através do canto coral nas escolas”, será executado ao longo de 2020 em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. E será apresentado no próximo dia 14 de fevereiro, para os professores da rede Municipal de Ensino.
145 anos dos Italianos, Poloneses e Suíços
O Município de Carlos Barbosa, têm várias etnias em sua base de formação e por meio da música, especificamente o canto coral, parte desta história será resgatada e contada por meio de oficinas específicas para alunos, professores e musicistas locais. Em 2020 completam-se ainda os 145 anos da imigração dos poloneses e italianos no Rio Grande do Sul, desta forma neste projeto a Proarte trabalha em parceria com a Associação Trevisani Nel Mondo para a realização de um evento em maio.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone, 3433.2181 na Fundação de Cultura e Arte – Proarte.
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Jaqueline Camillo | Daiane Altíssimo
O destino será um clube de águas termais em Nova Prata, nesta sexta-feira, 22 de novembro.
Evento contará com competições, estrutura completa para o público e premiação para os participantes.
Agentes de combate a endemias do Município recebem treinamento sobre Borrifação Residual Interna (BRI).
Feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra altera horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo a população.
Maquinário chega por emenda parlamentar federal e será utilizado principalmente no setor agropecuário na movimentação de terra.
Secretaria pede que pais orientem as crianças a não tocar nas decorações
Atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h até 30 de janeiro.
Feriado da Proclamação da República altera horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo a população.