A Administração Municipal de Carlos Barbosa divulgou na tarde desta segunda-feira, 16, durante coletiva de imprensa, o decreto nº 3.525, de 16 de março de 2020, que prevê medidas de prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19). O encontro ocorreu na sala de reuniões do Gabinete e contou com a participação de diversas autoridades do Município e imprensa.
Na oportunidade, foi explanado sobre o Decreto que consta suspensão, pelo prazo de 30 dias, das atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos realizados pelo Município ou por entidades da administração pública direta e indireta, que impliquem a aglomeração de pessoas.
No âmbito das escolas municipais, por um período de 30 dias, haverá flexibilização da exigência de frequência e de cumprimento de horário, mediante realização de atividades à distância e/ou abono de faltas a alunos que não apresentam sintomas.
Não será admitido a frequência de aluno que apresente qualquer um dos sintomas da doença, os quais estão descritos: febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta e coriza. E ainda, ficam mantidos os horários das linhas de transporte escolar, devendo, em caso de opção por flexibilização de horário, os pais ou responsáveis pelos alunos providenciar o seu deslocamento à escola e para casa.
Com a intenção de trabalhar com a prevenção e evitar a aglomeração de pessoas, a Fundação de Cultura e Arte – Proarte manterá fechado pelo mesmo período a Biblioteca e o Telecentro. Tendo em vista o fato de que a doença atinge mais gravemente pessoas idosas, ficam canceladas todas as atividades do Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra por 30 dias.
À vista da preocupação e das medidas então adotadas pelo poder público no enfrentamento da questão, visando a proteção da coletividade, é sugerido para todos os barbosenses que adotem as seguintes medidas:
I – Adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos que envolvam aglomeração de pessoas;
II – Nos eventos mantidos, a realização de procedimentos de assepsia para controle de contaminação;
III – Higienização periódica.
Em caso de recusa do cumprimento das determinações do Decreto, ficam autorizados os órgãos competentes a adotar todas as medidas legais cabíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3461-8904 ou acesse o Decreto, através do link: https://leismunicipais.com.br/a/rs/c/carlos-barbosa/decreto/2020/353/3525/decreto-n-3525-2020-dispoe-sobre-medidas-temporarias-de-prevencao-ao-contagio-pelo-novo-coronavirus-covid-19-no-ambito-da-administracao-publica-municipal.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Como o coronavírus é transmitido?
A disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– Gotículas de saliva;
– Espirro;
– Tosse;
– Catarro;
– Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Evitar contato próximo com pessoas doentes.
– Ficar em casa quando estiver doente.
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Jaqueline Camillo
Interrupção parcial do trânsito e bloqueio de estacionamento acontecem em razão da tradicional celebração da Sexta-feira Santa.
Serviços básicos e de importância para o cidadão, seguem atendendo em horários específicos.
Secretários Municipais, Vereadores, demais convidados e imprensa regional participaram da apresentação das informações de cada pasta.
Vagas são limitadas a 700 atletas e inscrições são realizadas somente pelo site, até 27 de junho.
Formação incentiva a inovação no ambiente escolar, promovendo troca entre profissionais da educação.
Encontro abordará vários pontos de interesse público junto ao Poder Público.
Bandeira oficial, catálogo, folhetos, chaveiro e diversos outros itens foram recebidos no gabinete nesta semana.
Serviço ocorre nas quintas-feiras pela manhã na Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas.