Além das novas câmeras com mais qualidade,
outros quatro monitores maiores foram
incorporados ao uso diário dos operadores.
Carlos Barbosa possui sistema de videomonitoramento urbano desde 2010. O sistema é aprovado pela SSP/RS-Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS.
No início, o município pagava aluguel mensal para manutenção do sistema e, com o passar do tempo, adquiriu os equipamentos existentes e contratou servidores concursados para operarem o sistema já instalado.
Porém, a maioria das câmeras não foram atualizadas ou substituídas por câmeras com maior resolução desde então, e isso resultava em dificuldades de operacionalização e nitidez das imagens.
Em uma demanda que foi enviada pela Secretaria de Segurança e Trânsito em 2021, a Administração Municipal adquiriu neste ano, 15 novas câmeras de alto padrão de imagens e quatro novas tvs/monitores de 55 polegadas com resolução 4K para espelhamento do videomonitoramento urbano. Os valores investidos nos equipamentos ficaram em R$ 13.660 nas tvs e R$ 15.218,07 para as câmeras (algumas com resolução 2K fixas e outras Full HD giratórias em 360 graus).
Com isso, os servidores que acompanham o videomonitoramento na sala de operações, agora tem mais qualidade nas imagens e muito mais detalhes em vários ângulos do município, inclusive com um potente zoom, que aproxima imagens de pontos específicos como a capela no Morro do Calvário, observada por câmera instalada em uma das ruas centrais da cidade.
O operador de videomonitoramento Pedro Lucas dos Reis afirma: “as telas de 55 polegadas -que substituíram as antigas de 40- aliadas a resolução 4K, facilitam muito a observação dos detalhes, além de cansar menos os olhos”.
Francisco Sperb Jr, coordenador de trânsito, cita também que já estão incorporadas algumas câmeras em pontos específicos com capacidade de leitura de placas de veículos: “qualquer veículo com irregularidades como roubo, clonagem, documentação atrasada, é automaticamente avisado pelo sistema que emite um alerta para os operadores”- diz Francisco.
O prefeito Kirch foi conferir o equipamento adquirido e instalado há poucos dias e disse que é importante garantir a segurança dos barbosenses.
O Secretário de Segurança e Trânsito, Leônidas Augusto Costa Reis também garante que o número de câmeras de monitoramento será ampliado no município, inclusive com as câmeras que tem a tecnologia de ler placas de veículos, garantindo maior segurança na visualização em praticamente todos os pontos de entrada e saída da cidade e boa parte de pontos do interior.
Além de ruas e pontos específicos como o calçadão e Parque da Estação, o videomonitoramento está interligado com mais de 200 câmeras nas escolas infantis EMEIs e mais de 20 câmeras no Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra.
Por questão de segurança, o local da sala de monitoramento não é divulgado.
Veja o vídeo sobre os equipamentos aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Sandro Darsie
Alteração já vale a partir de hoje. Adequação foi sugerida pelo engenheiro de tráfego contratado para averiguações na mobilidade urbana da cidade.
São três etapas anuais para recolher materiais que podem acumular água. Pede-se que a população colabore e reúna o material para o recolhimento.
Jogos acontecem neste sábado e domingo, na quadra de areia do Parque da Estação e deve reunir bom público que gosta de vôlei e futevôlei.
Atividades físicas, danças, expressão corporal, e outros, são oferecidos no local e auxiliam para uma vida mais saudável.
União de esforços, possibilita mais facilidade no processo de pavimentação de ruas, resultando em mais qualidade de vida aos moradores.
Lembre a importância do uso de coleira, guia e focinheira conforme a legislação indica, além de providenciar o recolhimento dos dejetos dos animais.
Espaço oferece oficinas para utilização de WhatsApp e outros aplicativos básicos
Diretores das escolas municipais também estão definidos em seus cargos.