Projetos Públicos 14 de Março de 2024 às 15:55

Melhorias estruturais: Obras de pavimentação avançam pelo Município

As obras em questão, estão sendo realizadas tanto na cidade quanto no interior.

(ATUALIZAÇÃO 19/03/2024 - Na Rua Fioravante Baldasso ainda será realizada a construção do passeio público e acessibilidade)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Públicos, vem realizando diversas obras de pavimentação pelo Município. Confira abaixo o andamento, pela cidade e interior do Município:

• Rua Fioravante Baldasso: A obra abrange o trecho que inicia na Rua Buarque de Macedo e se estende até a Rua Delfino José Regla, no Bairro Ponta Seca, em um trecho de aproximadamente 600 metros, foi contemplada por uma previsão de investimento total de R$ 1.248.311,90. Deste montante, R$ 864.106,90 provêm dos recursos da Administração Municipal, enquanto R$ 384.205,00 são provenientes de Recursos Federais.

A obra encontra-se em fase final, faltando apenas pintura de meios-fios e limpeza final. A execução da obra tem previsão de conclusão até abril de 2024.

• Rua XV de Novembro: A obra abrange o trecho entre as ruas Padre Anchieta e Borges de Medeiros, com aproximadamente 430 metros de extensão. Detalhe que na via será realizado um trabalho especial no entorno das duas Figueiras, conhecidas por estarem em meio a rua.

Para esta obra está previsto um investimento total de R$ 718.699,67. Deste montante, R$ 479.843,67 provêm dos recursos da Administração Municipal, enquanto R$ 238.856,00 são provenientes de recursos federais.

Até o momento a reperfilagem já foi executada, e a aplicação da capa asfáltica está agendada para a última semana de março. A previsão é de que a obra seja concluída até o mês de abril.

• Avenida Presidente Kennedy: A obra conta com uma extensão de aproximadamente 570 metros, entre as ruas Cristóvão Colombo e Pedro Guerra. Para esta pavimentação está previsto um investimento total de R$ 1.482.222,91.

Atualmente os trabalhos realizados incluem a substituição das bocas de lobo, revisão de melhorias e complementação na drenagem existente no local.

• Rua Cristóvão Colombo: A obra inicia na Avenida Presidente Kennedy e se estende por aproximadamente 480m, no sentido leste. Para esta obra está previsto um investimento total de R$ 712.492,83.

Estão sendo realizados trabalhos de substituição das bocas de lobo, revisão, melhorias e complementação na drenagem existente no local.

• Rua Cecília Meireles : Esta obra está sendo realizada em um trecho de 340 metros, no seu trecho final, completando assim toda sua extensão com capa asfáltica e conta com uma previsão de investimento total de R$ 527.851,18.

A capa asfáltica já foi concluída, e os trabalhos estão concentradas na pintura da sinalização viária e de meios-fios, além da limpeza final da rua.

• Ruas Loteamento Dei Fiori: A obra abrange a pavimentação das ruas Salvador Antônio de Oliveira, Ângelo Darsie, Antônio Calcagnotto, Anna Manfroi Rossi e João Pessoa, somando um total de 400 metros. O investimento para a pavimentação de todas essas vias está previsto em de R$ 554.740,00.

Até o momento a empresa responsável pela obra produziu elementos pré-moldados para drenagem e nos próximos dias iniciará a substituição de bocas de lobo e correções no pavimento atual, para prosseguir com a aplicação das camadas asfálticas.

• Estrada Pinheira Alta, Coblens: A obra está sendo realizada em um trecho de 535 metros, e conta com uma previsão de investimento de R$ 493.493,79. Atualmente seguem os trabalhos de terraplanagem com correções verticais e horizontais e reforço do subleito da via.

• Avenida Padre Pedro Piccoli, Arcoverde: A obra em questão, conta com aproximadamente 515 metros de extensão, sendo realizada no trecho entre a Rua Padre Guilherme Postal e as proximidades da Rua Ernesto Tomasel. O investimento total previsto para a pavimentação é de R$ 994.310,79, provenientes de recursos municipais.

Até o momento foi iniciada a instalação de meios-fios para formar os canteiros centrais da avenida, na sequência as bocas de lobo existentes serão substituídas assim como implantadas outras novas, também será realizada a revisão e correção na drenagem pluvial.

• Sobra da Linha 12 (Estrada SCB-001): Com extensão de aproximadamente 1.422 metros, o investimento total para a pavimentação asfáltica da estrada está previsto em R$ 2.419.620,95, provenientes dos recursos próprios da Administração Municipal.

Atualmente está sendo finalizada a sinalização viária, e a previsão de entrega da obra é de 10 dias.

• Estrada Três de Paus (CB-004): A estrada conta com uma extensão de 920 metros, a partir do entroncamento com as estradas CB-003 e CB-014, em sentido Farroupilha. A previsão de investimento total nesta obra é de R$ 2.023.08.07.

A capa asfáltica encontra-se concluída e seguem os trabalhos nas sarjetas e complementações na drenagem, a instalação da sinalização viária está prevista para a última semana de março.

• Estrada 1ª Seção de Castro: Em breve será realizada a recuperação e melhorias em um trecho da estrada.

Essas são algumas das 20 obras que a Secretaria Municipal de Projetos Públicos está conduzindo atualmente. Além destas estão, melhorias em escolas e construção de novas estruturas por todo o Município.

Fotos: Projetos Públicos