Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Local de cultivo de mudas nativas, o viveiro municipal passou por uma revitalização e reorganização dos servidores, ações que devem ampliar a oferta de mudas e otimizar recursos municipais.
Em anos anteriores o local contava com uma pequena produção de mudas de flores, onde toda estrutura em madeira e lona se deteriorou por não terem manutenções preventivas. Além disso, era necessário o deslocamento diário de dois servidores com veículos, o que gerava um custo significativo ao município.
Com o planejamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e ajuda dos servidores da pasta, um novo viveiro foi providenciado com materiais reciclados do próprio município, para a continuação e ampliação da produção de mudas nativas, recuperação e desenvolvimento das mesmas. A estrutura é toda de aço e coberta por tela sombrite o que facilita a irrigação em dias de chuva e, além disso, protege do sol nos dias de calor, visto que as mudas nativas são mais resistentes e demandam menos trabalho e cuidados.
Conforme comenta o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Itacir Rossi: “Com as mudanças nos processos de licitação por meio de registros de preços, ficou mais viável a compra de mudas e os servidores passaram a realizar somente as manutenções na cidade, não havendo mais necessidade de deslocamento diário até o viveiro. Mesmo assim, o município realiza um trabalho de doação de mudas nativas para quem quiser, sendo residente no município”.
Na programação do Mês do Meio Ambiente, em junho, a secretaria sempre realiza a doação de mais de 600 mudas de árvores nativas cultivadas no viveiro aos munícipes.
Encerramento da usina de reciclagem
Com inúmeros apontamentos de melhorias que deveriam ser realizadas e o alto custo financeiro que seria demandado para isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente optou pelo encerramento das atividades na antiga usina de reciclagem do município ainda no ano de 2022.
Desde então, através de assessoria técnica contratada, foram encaminhados vários projetos e documentos para a Fepam prevendo o processo de selamento das valas para o fechamento definitivo do local, conforme prevê a legislação ambiental. O documento autorizando a contratação de empresa especializada para esta finalidade foi emitido pelo órgão e o processo licitatório foi encaminhado no final de 2024, onde uma empresa foi habilitada para tal. O investimento para o selamento e demais obras necessárias no local é de R$ 304 mil com recursos vindos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e aprovado o seu uso pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. O mesmo tem cronograma previsto para 90 dias, podendo ser finalizado antes. Após este passo, serão encaminhados os relatórios necessários ao órgão ambiental do estado para que este emita o documento definitivo, já prevendo o monitoramento do local por décadas.
O secretário Itacir comenta sobre a amplitude dos cuidados: “Junto a todos esses processos, também realizamos o tamponamento dos poços de monitoramento do aterro que estavam em desuso e poderiam contaminar os lençóis freáticos existentes nas redondezas. Esse cuidado é importante para evitar a contaminação do entorno do local”.
O desenvolvimento de novas tecnologias e estudos, e a existência de outros métodos de disposição de rejeitos também foram fatores decisivos para esta ação que vai aliviar o local, onde já tem um enorme contingente de resíduos acondicionados e demorarão décadas para serem completamente desintegrados na forma correta.
Com a revitalização do viveiro municipal e o encerramento das funções da antiga usina de reciclagem, a intenção da secretaria é realizar, em breve, visitas abertas com alunos de escolas e munícipes para desenvolver atividades de Educação Ambiental.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com o Meio Ambiente
Fotos: Sandro Darsie
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.
Esse é o quarto ano seguido que o projeto é realizado e sempre com todas as vagas preenchidas.
Secretaria da Saúde chama um total de 20 doadores para a manutenção dos estoques no Hemocs regional.
A Defesa Civil do município monitora a situação, e solicita a atenção principalmente aos produtores rurais.
A Secretaria Municipal da Agricultura está aceitando pedidos de sementes de batata até 28 de Janeiro de 2025. A entrega está programada para o início do mês de Fevereiro.
Conforme previsto em lei, as tarifas de transporte coletivo urbano devem ser reajustadas anualmente.