Meio Ambiente 22 de Maio de 2023 às 10:39

Meio Ambiente autoriza corte de árvore por risco de queda em área residencial

Na última sexta-feira, 19 de maio, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente providenciou o corte de uma árvore da espécie Araucaria angustifolia, a qual está ameaçada de extinção.

A árvore encontrava-se em um terreno público situado no bairro São Paulo. A decisão de realizar o corte foi motivada pelas solicitações dos moradores das redondezas, que expressaram preocupação com o risco de queda da planta.

Após a realização de uma vistoria realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi concedida a autorização para o corte da árvore. É importante ressaltar que a legislação ambiental considera a espécie mencionada como ameaçada de extinção, sendo proibido o seu corte durante o período conhecido como “defeso”, que compreende de 1º de abril a 30 de junho. No entanto, abre-se uma exceção quando há risco iminente à vida ou ao patrimônio, o que foi o caso neste episódio.

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, entre em contato com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, pelo fone (54) 3461-8881.

Foto: Secretaria de Meio Ambiente